Itens a observar Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4 Aluno 5 Aluno 6 Aluno 7 Aluno 8 Escuta de forma atenta X X X X X X X X Memoriza X X X X X X X Localiza sons X X X X X X X Localiza a proveniência dos sons X X X X X X Identifica a ordem pela qual ouve os sons X X X X X X Associa um som à sua fonte X X X X X X X Presta atenção à diferença entre o que espera ouvir e o que realmente ouve X X X X X X X Anexo D1 – Grelha de registo de observações das atividades de sensibilização fonológica – jogos de escuta Itens a observar Aluno 9 Aluno 10 Aluno 11 Aluno 12 Aluno 13 Aluno 14 Aluno 15 Aluno 16 Escuta de forma atenta X X X X X Memoriza X X X X X X Localiza sons X X X X X X X X Localiza a proveniência dos sons X X X X X X X X Identifica a ordem pela qual ouve os sons X X X X X X X Associa um som à sua fonte X X X X X X X X Presta atenção à diferença entre o que espera ouvir e o que realmente ouve X X X X X X X Itens a observar Aluno 17 Aluno 18 Aluno 19 Aluno 20 Aluno 21 Aluno 22 Aluno 23 Aluno 24 Escuta de forma atenta X X X X X Memoriza X X X X X X X Localiza sons X X X X X X X Localiza a proveniência dos sons X X X X X X X Identifica a ordem pela qual ouve os sons X X X X X X X Associa um som à sua fonte X X X X X X X X Presta atenção à diferença entre o que espera ouvir e o que realmente ouve X X X X X X X X Grelhas de registo de observação das atividades de sensibilização fonológica – jogos de ritmo Itens a observar Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4 Aluno 5 Aluno 6 Aluno 7 Aluno 8 Escuta ritmos Reproduz ritmos Descodifica sequências rítmicas Codifica sequências rítmicas Itens a observar Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4 Aluno 5 Aluno 6 Aluno 7 Aluno 8 Escuta ritmos X X X X X X X X Reproduz ritmos X X X X X X Descodifica sequências rítmicas X X X X X Codifica sequências rítmicas X X X X X Itens a observar Aluno 9 Aluno 10 Aluno 11 Aluno 12 Aluno 13 Aluno 14 Aluno 15 Aluno 16 Escuta ritmos X X X X X X X X Reproduz ritmos X X X X X X X Descodifica sequências rítmicas X X X X X Codifica sequências rítmicas X X X X X Itens a observar Aluno 17 Aluno 18 Aluno 19 Aluno 20 Aluno 21 Aluno 22 Aluno 23 Aluno 24 Escuta ritmos X X X X X X X X Reproduz ritmos X X X X X X X Descodifica sequências rítmicas X X X X X X X X Codifica sequências rítmicas X X X X X Grelhas de registo de observação das atividades de sensibilização fonológica – à descoberta das rimas Itens a observar Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4 Aluno 5 Aluno 6 Aluno 7 Aluno 8 Mostra sensibilidade aos sons das palavras X X X X X X X X Percebe semelhanças entre os sons das palavras X X X X X X X X Percebe diferenças entre os sons das palavras X X X X X X X Reconhece palavras que rimam X X X X X X Evoca palavras que rimam X X X X X X Procura e encontra palavras que rimam X X X X X X Itens a observar Aluno 9 Aluno 10 Aluno 11 Aluno 12 Aluno 13 Aluno 14 Aluno 15 Aluno 16 Mostra sensibilidade aos sons das palavras X X X X X X X X Percebe semelhanças entre os sons das palavras X X X X X X X X Percebe diferenças entre os sons das palavras X X X X X X X Reconhece palavras que rimam X X X X Evoca palavras que rimam X X X X Procura e encontra palavras que rimam X X X X Itens a observar Aluno 17 Aluno 18 Aluno 19 Aluno 20 Aluno 21 Aluno 22 Aluno 23 Aluno 24 Mostra sensibilidade aos sons das palavras X X X X X X X X Percebe semelhanças entre os sons das palavras X X X X X X X X Percebe diferenças entre os sons das palavras X X X X X X X X Reconhece palavras que rimam X X X X X X X Evoca palavras que rimam X X X X X X Procura e encontra palavras que rimam X X X X X X Grelhas de registo de observação das atividades de consciência silábica Itens a observar Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4 Aluno 5 Aluno 6 Aluno 7 Aluno 8 Segmenta as sílabas da palavra X X X X X X X X Identifica o número de sílabas da palavra X X X X X X X X Identifica as sílabas da palavra X X X X X X X Junta sílabas para formar palavras Suprime sílabas da palavra Substitui sílabas da palavra Itens a observar Aluno 9 Aluno 10 Aluno 11 Aluno 12 Aluno 13 Aluno 14 Aluno 15 Aluno 16 Segmenta as sílabas da palavra X X X X X X X X Identifica o número de sílabas da palavra X X X X X X X X Identifica as sílabas da palavra X X X X X X X X Junta sílabas para formar palavras Suprime sílabas da palavra Substitui sílabas da palavra Itens a observar Aluno 17 Aluno 18 Aluno 19 Aluno 20 Aluno 21 Aluno 22 Aluno 23 Aluno 24 Segmenta as sílabas da palavra X X X X X X X X Identifica o número de sílabas da palavra X X X X X X X X Identifica as sílabas da palavra X X X X X X X X Junta sílabas para formar palavras Suprime sílabas da palavra Substitui sílabas da palavra Grelhas de registo de observação das atividades de consciência da palavra Itens a observar Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4 Aluno 5 Aluno 6 Aluno 7 Aluno 8 Identifica palavras X X X X X X X X Conta as palavras da frase X X X X X X X X Reflete sob o tamanho das palavras X X X X X X X X Manipula isoladamente as palavras X X X Percebe que o formato das palavras é independente do referente X X X Itens a observar Aluno 9 Aluno 10 Aluno 11 Aluno 12 Aluno 13 Aluno 14 Aluno 15 Aluno 16 Identifica palavras X X X X X X Conta as palavras da frase X X X X X X Reflete sob o tamanho das palavras X X X X X X Manipula isoladamente as palavras X X X X X X Percebe que o formato das palavras é independente do referente X X X X X X Itens a observar Aluno 17 Aluno 18 Aluno 19 Aluno 20 Aluno 21 Aluno 22 Aluno 23 Aluno 24 Identifica palavras X X X X X X X X Conta as palavras da frase X X X X X X X X Reflete sob o tamanho das palavras X X X X X X X Manipula isoladamente as palavras X X X X X X X Percebe que o formato das palavras é independente do referente X X X X X X X Grelhas de registo de observação das atividades de consciência intrassilábica Itens a observar Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4 Aluno 5 Aluno 6 Aluno 7 Aluno 8 Percebe que a sílaba pode ser dividida em elementos mais pequenos X X X X X X Itens a observar Aluno 9 Aluno 10 Aluno 11 Aluno 12 Aluno 13 Aluno 14 Aluno 15 Aluno 16 Percebe que a sílaba pode ser dividida em elementos mais pequenos X X X Itens a observar Aluno 17 Aluno 18 Aluno 19 Aluno 20 Aluno 21 Aluno 22 Aluno 23 Aluno 24 Percebe que a sílaba pode ser dividida em elementos mais pequenos X X X X X Grelhas de registo de observação das atividades de consciência fonémica Itens a observar Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4 Aluno 5 Aluno 6 Aluno 7 Aluno 8 Identifica o fonema inicial X X X X X X Junta sons para formar palavras Seleciona palavras a partir do fonema inicial X X X X X Faz correspondências entre fonemas X X X X X X Faz a evocação de palavras de acordo com o fonema inicial X X X X X X Separa as palavras em fonemas X X X X Junta fonemas para construir palavras X Chama a atenção para os fonemas finais X X X Associa letras aos fonemas X X X X X Sintetiza palavras a partir de fonemas isolados Itens a observar Aluno 9 Aluno 10 Aluno 11 Aluno 12 Aluno 13 Aluno 14 Aluno 15 Aluno 16 Identifica o fonema inicial X X X X X Junta sons para formar palavras Seleciona palavras a partir do fonema inicial X X X Faz correspondências entre fonemas X X Faz a evocação de palavras de acordo com o fonema inicial X X Separa as palavras em fonemas X X Junta fonemas para construir palavras Chama a atenção para os fonemas finais Associa letras aos fonemas X Sintetiza palavras a partir de fonemas isolados Itens a observar Aluno 17 Aluno 18 Aluno 19 Aluno 20 Aluno 21 Aluno 22 Aluno 23 Aluno 24 Identifica o fonema inicial X X X X X X X Junta sons para formar palavras Seleciona palavras a partir do fonema inicial X X X X X Faz correspondências entre fonemas X X Faz a evocação de palavras de acordo com o fonema inicial X X Separa as palavras em fonemas X X Junta fonemas para construir palavras Chama a atenção para os fonemas finais Associa letras aos fonemas Sintetiza palavras a partir de fonemas isolados Observações Este registo de avaliações foi realizado na semana 9 (11 de Maio de 2010)