Diario http://fotos.sapo.pt/ywa7nYDFDFzoBuCVd0jk/340x255 de bordo 1ª Sessão 19 de Março de 2011 “O livro das contas e dos contos” – José Vaz OBJETIVOS: * ATIVIDADES INICIAIS - Conhecer o nome dos elementos do grupo * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover a compreensão global de texto - Promover a noção temporal da narrativa Das 15 crianças inscritas para o atelier, 3 justificaram a ausência e 3 nada informaram. Assim, estiveram presentes 9 crianças – 8 rapazes e 1 menina. Como se constata, a maioria dos participantes são rapazes, sendo alguns da mesma turma, o que facilitou o primeiro contacto. Nos instantes iniciais estiveram no exterior, relacionando-se livremente, interagindo entre si e com o espaço. A sessão iniciou-se numa das salas para ser mais fácil a receção às crianças que se atrasaram. Neste espaço fez-se o jogo dos nomes com a bola e o grupo participou ordeira e ativamente. Passou-se logo para o jogo da cadeira vazia por se ter proporcionado a existência de uma, naturalmente. Ainda foi questionado informalmente a razão que trazia cada criança a virem aos ateliers. Todas manifestaram necessidade em apreciarem mais a leitura e nenhuma estava presente por obrigação e sim por vontade própria. A outra dinâmica planeada não se usou, pois no momento achou-se redundante e maçador. Passou-se ao espaço de biblioteca e após o primeiro contacto, o grupo sentou-se nas mesas para redigir o “Brasão de armas”. Esta atividade levantou algumas questões relativamente ao preenchimento. Houve crianças que não perceberam o que era pretendido no campo “O que mais gosto em mim é…”. Também levantou algumas “dúvidas” o campo “ler para mim…”. O brasão não foi partilhado por não estar o grupo completo e por ter sido vantajoso faze-lo no próximo atelier. A animadora leu o conto previsto. Alguns dos participantes já o conheciam o que implicou uma redobrada atenção à sua leitura, tornando-a motivadora e envolvente. De seguida o grupo foi dividido em 3 pequenos grupos e foi lançado o desafio de encontrarem as frases partidas e as ordenarem cronologicamente. Esta atividade não envolveu todos os elementos da mesma forma, que claramente manifestaram algumas dificuldades de compreensão. A animadora percorreu todos os grupos, incentivando à participação e pontualmente dando algumas dicas. O material apresentou fragilidades porque os fios que estavam presos nos cartões se soltavam com relativa facilidade e porque as crianças não conseguiam dar os nós entre eles. Assim, para ser usada esta técnica novamente, os fios deverão ser substituídos (por clips p.e.). Houve um grupo que não teve tempo para ordenar cronologicamente as frases. Quando se passou à leitura global, os participantes perceberam que faltava a parte inicial da história. Esta situação o correu porque o material estava organizado para quatro grupos. Como só foi possível organizar três, optou-se por explorar a situação e verificar se seriam capazes de detetar esta falta. A segunda parte da história foi lida corretamente mas os grupos seguintes não conseguiram perceber qual seria o lugar da sua parte na história, acabando por ler primeiro, o grupo que tinha as frases relativas ao final da história. Terminada a leitura, foi analisada e percebido o erro. Para concluir, a animadora usou a motivação da “viagem de barco” para avaliar a sessão. Todos os participantes manifestaram satisfação e interesse em regressar. A sessão foi concluída com a entrega de um barquito de origami com a mensagem “conto contigo para a próxima viagem”. Como avaliação global, pode dizer-se que o grupo se empenhou e que foi do agrado dos participantes. A dinâmica resultou, apesar de que seria necessário mais algum tempo para um dos grupos. Quadro de análise 1ª Sessão – O livro das contas e dos contos – 19 de Março de 2011 OBJETIVOS: * ATIVIDADES INICIAIS - Conhecer o nome dos elementos do grupo * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover a compreensão global de texto - Promover a noção temporal da narrativa Indicadores Unidades de registo 1. ASSIDUIDADE Frequência dos intervenientes estiveram presentes 9 crianças – 8 rapazes e 1 menina. 2. COMPREENSÃO Grau entendimento da atividade “Brasão de armas” atividade levantou algumas questões relativamente ao preenchimento os participantes perceberam que faltava a parte inicial da história 3. ATITUDE Perante a atividade jogo dos nomes - grupo participou ordeira e ativamente jogo da cadeira vazia - Todas manifestaram necessidade em apreciarem mais a leitura e nenhuma 4. DIFICULDADES Sentidas pelos intervenientes não perceberam “O que mais gosto em mim é…”. dúvidas campo “ler para mim…”. não envolveu todos os elementos da mesma forma manifestaram algumas dificuldades de compreensão um grupo que não teve tempo os grupos seguintes não conseguiram perceber qual seria o lugar da sua parte na história, 5. REAÇÃO Global na avaliação do grupo Todos os participantes manifestaram satisfação e interesse em regressar. grupo se empenhou agrado dos participantes dinâmica resultou 6. CONSTRANGIMENTOS Alguns dos participantes já o conheciam O material apresentou fragilidades o material estava organizado para quatro grupos. Como só foi possível organizar três 7. SIMBOLOGIA Dos objetos e mensagens finais barquito de origami com a mensagem “conto contigo para a próxima viagem 2ª Sessão 26 de Março de 2011 História de um segredo – João Paulo Cotrim OBJETIVOS: * ATIVIDADES INICIAIS - Conhecer o nome dos elementos do grupo - Conhecer caraterísticas visíveis dos colegas * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover a compreensão global do texto - Promover a análise de elementos da narrativa Das 15 crianças inscritas para o atelier estiveram presentes 8 crianças – 7 rapazes e 1 rapariga. Houve a justificação para uma ausência A menina veio pela primeira vez pois já tinha dito não lhe ser possível estar na primeira sessão. Quanto aos rapazes são os mesmos da sessão anterior. A sessão iniciou com duas atividades de relacionamento e descontração e aconteceram ainda no espaço exterior. Todos aderiram com entusiasmo. Subiu-se para a biblioteca onde se preencheram os inquéritos de contextualização de cada criança. Pontualmente foi necessário fazer pequenos esclarecimentos. No final do seu preenchimento, espontaneamente, algumas crianças quiseram partilhar as suas respostas com os restantes colegas. Passou-se à leitura do conto escolhido “História de um segredo” contando com animação do mesmo. As crianças envolveram-se e participaram ativamente no conto. Para esta animação construiu-se uma caixa cujo interior estava pintado de branco e ao qual se foram juntando elementos presentes no conto. Foram ainda criados dois fantoches – personagens do conto. A atividade “Qual das três?” foi facilmente percebida e amplamente participada. O grau de acerto foi mais de 10 respostas e as dificuldades que ocorreram relacionaram-se com aspetos de compreensão do texto. O lançamento do desafio – encontrar um livro que contenha um segredo e traze-lo para a próxima sessão - foi aceite com naturalidade. Para terminar, a animadora voltou a usar técnica da “viagem de barco” para avaliar a sessão. Também pediu para fazerem o registo dessa mesma avaliação em modelo próprio. Depois de analisadas essas respostas, pode concluir-se que foi uma sessão “classificada” globalmente com 4 estrelas. Não se verificaram constrangimentos. Todos os participantes manifestaram satisfação e interesse em regressar. A sessão foi concluída com a entrega de um avião de origami com a mensagem “Já levantámos voo! Conto contigo para seguirmos viagem”. Como avaliação global, pode dizer-se que o grupo se empenhou e que foi do agrado dos participantes. A dinâmica resultou. Quadro de análise 2ª Sessão – História de um segredo – 26 de Março de 2011 OBJETIVOS: * ATIVIDADES INICIAIS - Conhecer o nome dos elementos do grupo - Conhecer caraterísticas visíveis dos colegas * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover a compreensão global do texto - Promover a análise de elementos da narrativa Indicadores Unidades de registo 1. ASSIDUIDADE Frequência dos intervenientes estiveram presentes 8 crianças – 7 rapazes e 1 rapariga - Houve a justificação para uma ausência 2. COMPREENSÃO Grau entendimento da atividade foi necessário fazer pequenos esclarecimentos 3. ATITUDE Perante a atividade espaço exterior. Todos aderiram com entusiasmo. e amplamente participada. O lançamento do desafio foi aceite com naturalidade 4. DIFICULDADES Sentidas pelos intervenientes dificuldades que ocorreram relacionaram-se com aspetos de compreensão do texto 5. REAÇÃO Global na avaliação do grupo “classificada” globalmente com 4 estrelas Todos os participantes manifestaram satisfação e interesse em regressar grupo se empenhou e que foi do agrado dos participantes. A dinâmica resultou 6. CONSTRANGIMENTOS Não se verificaram constrangimentos 7. SIMBOLOGIA Dos objetos e mensagens finais avião de origami com a mensagem “Já levantámos voo! Conto contigo para seguirmos viagem 3ª Sessão 2 de Abril de 2011 Vamos contar um segredo - António Torrado OBJETIVOS: * ATIVIDADES INICIAIS - Instalar um clima de descontração * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover a criatividade - Promover a estruturação narrativa - Promover a identificação de personagens, lugares e objetos no conto Das 15 crianças inscritas para o atelier estiveram presentes 8 – 7 rapazes e 1 rapariga. Havia um grupo de 5 crianças que ainda não tinha participado em nenhuma sessão o que fez com que a animadora as voltasse a contatar durante a semana. Concluiu que não seria possível contar com elas por questões de organização familiar. Assim, e a partir desta data, será um grupo constituído por 8 rapazes e 1 rapariga. A sessão iniciou sem se fazerem as atividades de apresentação previstas, uma vez que todos os elementos já estavam familiarizados. Optou-se por fazer um joguito de “Caçadinhas” que permitiu libertar energias e descontrair o grupo. Aproveitou-se ainda para conversar sobre algumas respostas do questionário, concretamente sobre o gosto pela leitura. As cinco crianças que tinham respondido que gostam de ler voltaram a afirmá-lo. Mas apresentam algumas justificações para não lerem e daí os pais acharem que não gostam. A saber: têm dificuldade em ler coisas complicadas, outras vezes não entendem o que leem e por isso deixam de ler. Também gostam mais de jogar computador/PSP ou à bola e o tempo não dá para tudo. E ler implica estar parado. A biblioteca já estava preparada com o material escondido. Como elemento motivador inicial apresentou-se um quadro com uma imagem do quadro do livro. Introduziu-se a temática – Segredo. Nesta altura, solicitou-se a cada elemento que partilhasse o seu livro de segredos. Surgiu “Os Lusíadas – contado às crianças” e quem o trouxe explicou que como ainda não tinha lido “aquele livro grosso” era um grande segredo para si. Um elemento trouxe “O segredo do rio”. Os restantes elementos não trouxeram livros e justificaram-se dizendo que não tinham nada adequado para o tema. Questionados sobre a possibilidade de requisitarem na Biblioteca Escolar, três referiram que não podiam porque a professora não os levava. Os restantes não consideraram essa possibilidade sequer. A animadora revelou alguns títulos que contêm a palavra segredo. No mesmo momento, houve a vontade de conhecer alguns. Propôs-se então, que cada participante levasse para casa um, que leria durante a semana e traria na semana seguinte. Foi aceite com grande entusiasmo. Como a base de trabalho trazida pelas crianças não era muito relevante, a animadora optou por seguir a sua própria planificação. O grupo foi dividido em três e distribuído por três zonas distintas na biblioteca. A primeira tarefa foi encontrar as oito imagens que estavam escondidas. Alguns grupos tiveram mais dificuldade, demorando mais tempo que o previsto. Depois tiveram que ordenar as imagens e criar um enredo. Não foi um processo linear, tendo surgido algumas ideias “disparatadas”. No momento de partilhar, surgiram três histórias coerentes, apesar de em nada se assemelharem com a de A. Torrado. Por fim, a animadora contou a história que agradou bastante, e depois de pedidos insistentes, acabou por ler também a segunda história do livro. A animadora dinamizou um levantamento de palavras-objetos, palavras-lugares e palavras-personagens do conto lido, e propôs, a cada participante, a criação de uma sopa de letra, para ser trocada com um colega para a sua resolução. O levantamento das palavras foi feito sem dificuldade, assim como a escolha das mesmas para integrar o jogo seguinte. Contudo, e contrariamente às expectativas, houve muita dificuldade na elaboração da própria sopa. As crianças pareciam não perceber o que fazer e como fazer. Depois de várias explicações e demonstrações, acabaram por fazer mas já não houve tempo para as resolver. Trocaram por isso, e ficaram de as solucionar em casa, trazendo para a semana seguinte. A proposta da semana foi lerem o excerto do conto de A. Magalhães “O segredo” e imaginarem qual será o segredo desse livro. Ainda nesta sessão foi escolhido um livro para todos adquirirem. Esta proposta tem como objetivo o estímulo da leitura com o pretexto de vir lido determinado conto para a sessão. Como o principal interesse do grupo está relacionado com “aventura”, foram propostos os seguintes títulos: “Histórias para contar em noites de luar” de José Fanha; “Mudança radical e O Incendiário misterioso” de Mª Teresa Gonzalez; Três semanas com a avó” de Ana Saldanha e “O livros misterioso” de Margarida Fonseca Santos. Depois de se lerem as sinopses dos diferentes livros e de terem apreciado o seu aspeto, optaram pelo título de José Fanha. Para terminar, a animadora pediu que expressassem a sua opinião sobre a sessão e foi globalmente muito satisfatória esta apreciação. Também pediu para fazerem o registo dessa mesma avaliação em modelo próprio. Depois de analisadas essas respostas, pode concluir-se que foi uma sessão “classificada” globalmente com 4 estrelas. Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar. A sessão foi concluída com a entrega de uma flor de origami com a mensagem “Juntos já descobrimos um segredo. Conto contigo para desvendarmos muitos mais”. Como avaliação global, pode dizer-se que o grupo se empenhou e que foi do agrado dos participantes. A dinâmica resultou. Quadro de análise 3ª Sessão – Vamos contar um segredo– 2 de Abril de 2011 OBJETIVOS: * ATIVIDADES INICIAIS - Instalar um clima de descontração * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover a criatividade - Promover a estruturação narrativa - Promover a identificação de personagens, lugares e objetos no conto Indicadores Unidades de registo 1. ASSIDUIDADE Frequência dos intervenientes estiveram presentes 8 – 7 rapazes e 1 rapariga 2. COMPREENSÃO Grau entendimento da atividade O levantamento das palavras foi feito sem dificuldade têm dificuldade em ler coisas complicadas, outras vezes não entendem o que leem 3. ATITUDE Perante a atividade “Caçadinhas” que permitiu libertar energias e descontrair o grupo. partilhasse o seu livro de segredos. Surgiu “Os Lusíadas – contado às crianças” Um elemento trouxe “O segredo do rio”. Os restantes elementos não trouxeram livros e justificaram-se dizendo que não tinham nada adequado para o tema três referiram que não podiam porque a professora não os levava. Os restantes não consideraram alguns títulos que contêm a palavra segredo houve a vontade de conhecer alguns levasse para casa um Foi aceite com grande entusiasmo a história que agradou bastante pedidos insistentes ler também a segunda história Depois de se lerem as sinopses dos diferentes livros e de terem apreciado o seu aspeto, optaram pelo título de José Fanha 4. DIFICULDADES Sentidas pelos intervenientes Alguns grupos tiveram mais dificuldade houve muita dificuldade na elaboração da própria sopa 5. REAÇÃO Global na avaliação do grupo globalmente muito satisfatória classificada” globalmente com 4 estrelas. Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar grupo se empenhou e que foi do agrado dos participantes. A dinâmica resultou 6. CONSTRANGIMENTOS demorando mais tempo que o previsto mas já não houve tempo para as resolver 7. SIMBOLOGIA Dos objetos e mensagens finais flor de origami com a mensagem “Juntos já descobrimos um segredo. Conto contigo para desvendarmos muitos mais”. 4ª Sessão 9 de Abril de 2011 Rali da Leitura OBJETIVOS: * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover o contacto com livros e autores de interesse - Promover a atenção à contracapa dos livros - Promover a descrição de personagens - Promover a criatividade - Promover o gosto pela leitura de uma forma lúdica Estiveram presentes 7 crianças – uma menina e 6 rapazes. De referir que foi integrado um elemento novo, trazido por um dos participantes. Houve a justificação para uma ausência. A criança que entrou, talvez por ser rapaz e por já conhecer um elemento, integrou-se perfeitamente e não foi necessário criar dinâmica específica para a sua contextualização. Foi montado um jogo, com seis atividades diferenciadas. Os participantes foram divididos em dois grupos, com locais de início desfasados. Todos os jogos foram jogados com interesse e empenho. A noção de competição nunca foi colocada o que permitiu a fruição dos momentos. Globalmente pode dizer-se qua as crianças compreenderam as tarefas propostas, não questionando a animadora sobre nenhum aspeto Não houve tempo para a verificação dos registos. A animadora propôs fazê-lo no próximo encontro. Como proposta da sessão ficou a leitura do primeiro conto do livro escolhido – “A máquina de apanhar poetas”. Para terminar, a animadora pediu que expressassem a sua opinião sobre a sessão e foi globalmente muito satisfatória esta apreciação. Também pediu para fazerem o registo dessa mesma avaliação em modelo próprio. Depois de analisadas essas respostas, pode concluir-se que foi uma sessão “classificada” globalmente com 4 estrelas. Nesta sessão pode referir-se que não houve dificuldades reveladas, nem das crianças, nem na implementação das atividades. Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar. A sessão foi concluída com a entrega de um coelho de origami com a mensagem “Feliz Páscoa e … boas leituras. Conto contigo no dia 30”. Foram levados títulos novos para a leitura autónoma. Como avaliação global, pode dizer-se que o grupo se empenhou e que foi do agrado dos participantes. A dinâmica resultou. Quadro de análise 4ª Sessão – Rali da leitura – 9 de Abril de 2011 OBJETIVOS: * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover o contacto com livros e autores de interesse - Promover a atenção à contracapa dos livros - Promover a descrição de personagens - Promover a criatividade - Promover o gosto pela leitura de uma forma lúdica Indicadores Unidades de registo 1. ASSIDUIDADE Frequência dos intervenientes Estiveram presentes 7 crianças – uma menina e 6 rapazes - Houve a justificação para uma ausência. 2. COMPREENSÃO Grau entendimento da atividade crianças compreenderam as tarefas propostas 3. ATITUDE Perante a atividade foram jogados com interesse e empenho. A noção de competição nunca foi colocada o que permitiu a fruição dos momentos 4. DIFICULDADES Sentidas pelos intervenientes não houve dificuldades reveladas 5. REAÇÃO Global na avaliação do grupo “classificada” globalmente com 4 estrelas. Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar. grupo se empenhou e que foi do agrado dos participantes. A dinâmica resultou 6. CONSTRANGIMENTOS Não houve tempo para a verificação dos registos 7. SIMBOLOGIA Dos objetos e mensagens finais coelho de origami com a mensagem “Feliz Páscoa e … boas leituras. Conto contigo no dia 30”. Foram levados títulos novos para a leitura autónoma. 5ª Sessão 30 de Abril de 2011 “A máquina de apanhar poetas” – José Fanha OBJETIVOS: * ATIVIDADES INICIAIS - Instalar um clima de descontração * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover a busca de sentido das palavras - Promover o espírito de curiosidade - Promover a descoberta da fantasia da linguagem escrita Estiveram presentes 8 crianças – todos rapazes. Houve a justificação para uma ausência. A sessão começou com um diálogo sobre a interrupção e sobre o que tinham feito durante esse tempo. Seis revelaram que conseguiram ler mais do que o habitual. Só dois dos elementos é que compraram o livro, dizendo os restantes não ter sido possível em termos familiares. Assim, foi necessário fazer a leitura integral do conto. Partiu-se de imediato para a “cata das palavras” registando no quadro preparado para o efeito. Esta atividade demorou muito mais do que o previsto. Os participantes quiseram “catar” muitas palavras – umas porque não sabiam o seu significado, outras porque consideravam ser importante integrarem as categorias expostas. Ainda houve tempo para pensar na substituição dessas palavras por outras mais simples. Foi unânime a opinião/constatação que o texto perdia a sua beleza e riqueza. Foi também dialogado, que uma linguagem assim, é própria da poesia. Ainda foi oportuno o diálogo sobre a poesia/ rima. Concluíram que a linguagem poética não tem necessariamente que rimar e que até num texto em prosa pode aparecer linguagem poética. Não houve dificuldades na compreensão da tarefa. Mesmo quanto às palavras que não conheciam, com a ajuda da animadora, foram deduzidas do contexto. Como o tempo já era muito escasso, a animadora optou por parar neste ponto, deixando as restantes atividades para a próxima sessão. Para terminar, a animadora pediu que expressassem a sua opinião sobre a sessão e foi considerada muito satisfatória. Manifestaram pesar por não ter sido possível concluir e ainda mais contrariedade por se ter marcado a sessão seguinte para o dia 14. No entender destes participantes, todas as sessões deveriam ser semanais. A animadora ficou de pensar no assunto para as sessões subsequentes. Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar. Nesta sessão a dificuldade sentida foi da parte da animadora e relaciona-se com a gestão do tempo. No entanto, para as crianças foi importante não serem pressionadas e puderem explorar o texto o mais possível. Foram levados títulos novos para a leitura autónoma. A simbologia prevista para esta sessão, não fazia sentido ser entregue porque ainda não tinha sido abordada. Optou-se, com o acordo dos participantes, por adiar a sua entrega. Como avaliação global, pode dizer-se que o grupo se empenhou imenso e que agradou particularmente aos participantes. A dinâmica resultou. Quadro de análise 5ª Sessão – A máquina de apanhar poetas – 30 de Abril de 2011 OBJETIVOS: * ATIVIDADES INICIAIS - Instalar um clima de descontração * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover a busca de sentido das palavras - Promover o espírito de curiosidade - Promover a descoberta da fantasia da linguagem escrita Indicadores Unidades de registo 1. ASSIDUIDADE Frequência dos intervenientes Estiveram presentes 8 crianças – todos rapazes - Houve a justificação para uma ausência 2. COMPREENSÃO Grau entendimento da atividade Não houve dificuldades na compreensão da tarefa 3. ATITUDE Perante a atividade Seis revelaram que conseguiram ler mais do que o habitual. Só dois dos elementos é que compraram o livro Os participantes quiseram “catar” muitas palavras 4. DIFICULDADES Sentidas pelos intervenientes a dificuldade sentida foi da parte da animadora e relaciona-se com a gestão do tempo 5. REAÇÃO Global na avaliação do grupo Manifestaram pesar por não ter sido possível concluir e ainda mais contrariedade por se ter marcado a sessão seguinte para o dia 14 todas as sessões deveriam ser semanais Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar grupo se empenhou imenso e que agradou particularmente aos participantes. A dinâmica resultou. 6. CONSTRANGIMENTOS foi necessário fazer a leitura integral do conto Esta atividade demorou muito mais do que o previsto Como o tempo já era muito escasso, a animadora optou por parar neste ponto, deixando as restantes atividades para a próxima sessão 7. SIMBOLOGIA Dos objetos e mensagens finais ainda não tinha sido abordada adiar a sua entrega 6ª Sessão 14 de Maio de 2011 “A máquina de apanhar poetas” – José Fanha OBJETIVOS: * ATIVIDADES INICIAIS - Estimular a expressão, a criatividade, a coordenação e a memória visual * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover a busca de sentido das palavras - Promover o espírito de curiosidade - Promover a descoberta da fantasia da linguagem escrita - Promover a criatividade Estiveram presentes 9 crianças – 8 rapazes e 1 menina. A sessão começou com a atividade da corda no exterior. Permitiu um momento de descontração e criatividade. Produziram-se movimentos interessantes. Já na biblioteca fez-se uma contextualização da sessão anterior, integrando assim o elemento que não tinha estado presente. Lembradas então quais eram as condições para “apanhar” um poeta, a animadora colocou-se no papel de “caçadora”, tirando com uma máquina instantânea, fotos a todos os participantes. Todos entraram no jogo e ficaram “fascinados” pela “magia” de verem surgir a sua imagem. (Nenhuma destas crianças conhecia esta tecnologia!) Foi-lhes entregue outra fotografia que permitia múltiplas leituras. Solicitou-se que, com palavras do quadro, com o poeta que tinham na mão, descrevessem com uma linguagem poética a foto que lhes tinha cabido. Esta foi a fase em que os participantes se sentiram inseguros e pouco convictos de serem capazes de dar resposta ao que lhes tinha sido pedido, apesar de terem entendido a tarefa. A animadora abeirou-se de cada criança, motivando, dando pequenas pistas e dicas. Seguiu-se a partilha. As frases criadas não têm uma grande qualidade e estão longe de serem “poéticas”. Contudo, esta seria uma linha de atividade que faria percorrer um outro caminho que não o que está a ser trilhado no âmbito deste projeto. Salienta-se no entanto, a satisfação de cada menino a partilhar a sua ideia e vê-la registada no “lenço da poesia”. Serão, decerto, atividade como esta que motivam e fazem as crianças experimentarem “outro tipo de escrita. Foi um momento de orgulho verem a sua produção alvo de ovação. Como proposta da sessão ficou a leitura dos dois contos seguintes do livro escolhido. Foi também pedido que trouxessem uma imagem de um medo! Para terminar, a animadora pediu que expressassem a sua opinião sobre a sessão. Os participantes continuam a apreciar bastante os momentos que passam nos ateliers. Ficaram muito satisfeitos por saberem que no mês da Maio, haverá sessões semanais. Foi feito o registo da avaliação em modelo próprio. Depois de analisadas essas respostas, pode concluir-se que foi uma sessão “classificada” globalmente com 4 estrelas. Sentiu-se dificuldade no momento de produzir. Contudo, com um pequeno incentivo foi ultrapassada. Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar. A sessão foi concluída com a entrega de um lenço de pano com a mensagem “Afinal somos poetas! Só temos que encontrar as palavras certas! Conto contigo para continuara a procurá-las.”. Foram levados títulos novos para a leitura autónoma. Como avaliação global, pode dizer-se que o grupo se empenhou e que foi do agrado dos participantes. A dinâmica resultou. Quadro de análise 6ª Sessão – A máquina de apanhar poetas – 14 de Maio de 2011 OBJETIVOS: * ATIVIDADES INICIAIS - Estimular a expressão, a criatividade, a coordenação e a memória visual * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover a busca de sentido das palavras - Promover o espírito de curiosidade - Promover a descoberta da fantasia da linguagem escrita - Promover a criatividade Indicadores Unidades de registo 1. ASSIDUIDADE Frequência dos intervenientes Estiveram presentes 9 crianças – 8 rapazes e 1 menina 2. COMPREENSÃO Grau entendimento da atividade se sentiram inseguros e pouco convictos de serem capazes de dar resposta de terem entendido a tarefa 3. ATITUDE Perante a atividade corda no exterior momento de descontração e criatividade movimentos interessantes. Todos entraram no jogo e ficaram “fascinados” pela “magia” de verem surgir a sua imagem satisfação de cada menino a partilhar a sua ideia e vê-la registada no “lenço da poesia”. momento de orgulho 4. DIFICULDADES Sentidas pelos intervenientes se sentiram inseguros e pouco convictos de serem capazes de dar resposta Sentiu-se dificuldade no momento de produzir 5. REAÇÃO Global na avaliação do grupo Ficaram muito satisfeitos por saberem que no mês da Maio, haverá sessões semanais classificada” globalmente com 4 estrelas Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar. grupo se empenhou e que foi do agrado dos participantes. A dinâmica resultou. 6. CONSTRANGIMENTOS um outro caminho que não o que está a ser trilhado no âmbito deste projeto. 7. SIMBOLOGIA Dos objetos e mensagens finais um lenço de pano com a mensagem “Afinal somos poetas! Só temos que encontrar as palavras certas! Conto contigo para continuara a procurá-las.”. 7ª Sessão 21 de Maio de 2011 “No tempo em que eu era uma crocodilo” – José Fanha OBJETIVOS: * ATIVIDADES INICIAIS - Estimular a imaginação - Promover o aumento do conhecimento entre os participantes * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover a concentração - Promover a sequencialização das ideias centrais do texto - Promover a partilha de ideias e sentimentos a partir de um texto narrativo Estiveram presentes 7 crianças – todos rapazes. Houve a justificação para duas ausências. A sessão começou com uma atividade “o dono do nome”. Cada participante colocou o seu nome num saco e de seguida tirava um nome e mimava uma caraterística do colega, permitindo que os restantes adivinhassem de quem se tratava. Foi um momento interessante porque as crianças sentiram que já se conheciam! A leitura do conto, por ser muito longo, optou-se por ser acompanhado de imagens. De facto, captou a atenção e pontualmente, também liam passagens ao mesmo tempo no próprio livro. O questionamento informal sobre o conteúdo do conto foi determinante para que as crianças se sentissem confiantes para o jogo seguinte. Apesar da complexidade do texto, o jogo foi feito com relativa facilidade e sem grande competitividade. Pode dizer-se que este grupo compreendeu o conteúdo do conto. No diálogo seguinte – a partilha dos medos – foi fundamental a animadora partilhar os seus próprios medos. Cortou a possibilidade de chacota e aproximou todos os elementos do grupo. Foi muito interessante o que sucedeu com a descrição dos medos de cada um. Colocaram-se em palavras, uma vez que nenhum tinha trazido uma imagem, e depositaram-se dentro do Ovo dos Medos. Ficou a promessa de ser selado e se possível entregue numa casa assombrada. As atividades desta sessão foram plenamente compreendidas e assumidas. Como proposta da sessão ficou a leitura dos dois contos finais do livro escolhido. Para terminar, a animadora pediu que expressassem a sua opinião sobre a sessão. Os participantes continuam a apreciar bastante os momentos que passam nos ateliers. Foi feito o registo da avaliação em modelo próprio. Depois de analisadas essas respostas, pode concluir-se que foi uma sessão “classificada” globalmente com 4 estrelas. Nesta sessão não houve dificuldades dignas de registo. Não se fará registo de constrangimentos uma vez que não ocorreram. Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar. A sessão foi concluída com a entrega de crocodilo de origami com a mensagem “Já vencemos o crocodilo. Juntos podemos ir mais longe!”. Foram levados títulos novos para a leitura autónoma. Como avaliação global, pode dizer-se que o grupo se empenhou e que foi do agrado dos participantes. A dinâmica resultou. Quadro de análise 7ª Sessão – No tempo que eu era um crocodilo – 21 de Maio de 2011 OBJETIVOS: * ATIVIDADES INICIAIS - Estimular a imaginação - Promover o aumento do conhecimento entre os participantes * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover a concentração - Promover a sequencialização das ideias centrais do texto - Promover a partilha de ideias e sentimentos a partir de um texto narrativo Indicadores Unidades de registo 1. ASSIDUIDADE Frequência dos intervenientes Estiveram presentes 7 crianças – todos rapazes. Houve a justificação para duas ausências. 2. COMPREENSÃO Grau entendimento da atividade o grupo…compreendeu o conteúdo do conto atividades desta sessão foram plenamente compreendidas 3. ATITUDE Perante a atividade Foi um momento interessante porque as crianças sentiram que já se conheciam captou a atenção e pontualmente, também liam passagens ao mesmo tempo no próprio livro o jogo foi feito com relativa facilidade e sem grande competitividade. Foi muito interessante o que sucedeu com a descrição dos medos de cada um 4. DIFICULDADES Sentidas pelos intervenientes não houve dificuldades 5. REAÇÃO Global na avaliação do grupo classificada” globalmente com 4 estrelas Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar grupo se empenhou e que foi do agrado dos participantes. A dinâmica resultou. 6. CONSTRANGIMENTOS uma vez que não ocorreram 7. SIMBOLOGIA Dos objetos e mensagens finais de crocodilo de origami com a mensagem “Já vencemos o crocodilo. Juntos podemos ir mais longe!”. 8ª Sessão 28 de Maio de 2011 “A Princesa dos pelos de ouro” – José Fanha OBJETIVOS: * ATIVIDADES INICIAIS - Promover o aumento do conhecimento entre os participantes * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover a concentração - Promover a criatividade - Promover outras formas de percecionar o texto narrativo Estiveram presentes 7 crianças– seis rapazes e uma rapariga. Houve a justificação para uma ausência. A sessão começou com uma atividade “o nome escolhido”. Cada participante pensou no nome de um colega e disse palavras começadas pela mesma letra. Sendo um grupo tão restrito foi muito fácil a identificação. Passou-se à leitura do conto. Foi dado a cada participante um instrumento que representaria uma personagem do conto. Sempre que esta fosse referida na leitura, o som deveria surgir. Pretendia-se centrar a atenção dos participantes na leitura e dar a possibilidade de interagir. Sensivelmente até meio do texto o objetivo foi conseguido, contudo, sendo longo, não foi possível manter o mesmo nível de atenção e foi sendo necessário um estímulo da animadora para que a situação pudesse chegar ao fim do conto. Globalmente, fica a opinião que a história foi compreendida, como se verifica na tarefa seguinte. Na tarefa seguinte pretendia-se que os participantes ilustrassem partes da história que estavam descritas em peças de puzzle gigante. Houve recusa imediata do grupo. Nenhuma das crianças queria fazer esta atividade. Foi necessária bastante paciência e persuasão para que aderissem ao proposto. Como análise ficam algumas considerações: o efeito de grupo, isto é, o facto de serem rapazes e ter havido imediata recusa deu “força” ao grupo; por outro lado, talvez tenha havido uma etapa que foi ignorada, a da análise das ilustrações e do poder que podem ter no contexto da leitura. Deverá ser um aspeto a ter em conta em futuros trabalhos. Com algum incentivo e referência a diferentes capacidades individuais conseguiu-se concluir a atividade. No entanto, o aspeto global das ilustrações não é satisfatório. Refira-se, contudo, que os aspetos mencionados não se relacionam com a falta de compreensão da tarefa, que foi conseguida. Como proposta da sessão ficou a leitura dos livros emprestados no atelier. Para terminar, a animadora pediu que expressassem a sua opinião sobre a sessão. Os participantes, apesar das suas reticencias particularmente na presente sessão, continuam a apreciar bastante os momentos que passam nos ateliers. Foi feito o registo da avaliação em modelo próprio. Depois de analisadas essas respostas, pode concluir-se que foi uma sessão “classificada” globalmente com 4 estrelas. Nesta sessão a animadora sentiu dificuldade em captar o grupo. O texto era longo e a dinâmica não foi conseguida. A tarefa do puzzle foi recusada o que obrigou a animadora a redobrar os argumentos. Foi difícil a motivação das crianças. Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar. A sessão foi concluída com a entrega de pássaro das cores de origami com a mensagem “Hoje voámos com um conto de fadas. Conto contigo para fazer outros voos!”. Foram trocados entre os participantes os títulos para a leitura autónoma. Como avaliação global, pode dizer-se que o grupo teve bastante dificuldade em aderir às propostas e que não foi uma dinâmica conseguida. Como já foi referido anteriormente, há dois fatores que podem estar na origem deste resultado – o efeito de grupo, e o mais plausível – a falta de trabalho/motivação sobre ilustração. Há também a possibilidade do tema não ser o mais relevante para este grupo, apesar de ter partido do mesmo. Quadro de análise 8ª Sessão – A princesa dos pelos de ouro – 28 de Maio de 2011 OBJETIVOS: * ATIVIDADES INICIAIS - Promover o aumento do conhecimento entre os participantes * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover a concentração - Promover a criatividade - Promover outras formas de percecionar o texto narrativo Indicadores Unidades de registo 1. ASSIDUIDADE Frequência dos intervenientes Estiveram presentes 7 crianças – seis rapazes e uma rapariga. Houve a justificação para uma ausência 2. COMPREENSÃO Grau entendimento da atividade não se relacionam com a falta de compreensão da tarefa, que foi conseguida 3. ATITUDE Perante a atividade Houve recusa imediata do grupo o aspeto global das ilustrações não é satisfatório. 4. DIFICULDADES Sentidas pelos intervenientes a animadora sentiu dificuldade em captar o grupo Foi difícil a motivação das crianças 5. REAÇÃO Global na avaliação do grupo classificada” globalmente com 4 estrelas. Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar. grupo teve bastante dificuldade em aderir às propostas e que não foi uma dinâmica conseguida. 6. CONSTRANGIMENTOS não foi possível manter o mesmo nível de atenção e foi sendo necessário um estímulo da animadora 7. SIMBOLOGIA Dos objetos e mensagens finais pássaro das cores de origami com a mensagem “Hoje voámos com um conto de fadas. Conto contigo para fazer outros voos!”. 9ª Sessão 4 de Junho de 2011 “Onde vivem os monstros” – Maurice Sendak OBJETIVOS: * ATIVIDADES INICIAIS - Promover a motivação do tema - Despertar a curiosidade * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover a concentração - Promover a atenção a pormenores narrativos - Promover a estruturação narrativa - Promover a criatividade Estiveram presentes 6 crianças – 5 rapazes e uma rapariga. A sessão começou com uma atividade “puzzle”. Cada participante teve que montar um puzzle que desvendava uma pequena provocação sobre o tema da sessão – os monstros. Foi partilhada e provocação e o que cada participante pensava sobre ela. Houve duas crianças que sentiram dificuldade em montar o puzzle. A animadora apresentou uma imagem e referiu que era sobre essa personagem que iriam falar. Passou-se à leitura do conto. Foram organizados três pares e a cada foi fornecido o caderno de escolha múltipla. Para cada parte da história só havia uma frase que correspondia à afirmação original. Foi um momento muito interessante pois a duplas empenharam-se verdadeiramente na descoberta dos aspetos “pirata” das afirmações. De seguida foram colocados no painel oito partes da história e o grupo, por ser pequeno, organizou-as pela sequência narrativa. Foi uma tarefa em que, nitidamente, houve dois líderes e os restantes só concordavam. A animadora pediu ao Max que distribuísse um dos seus monstros pelos participantes, sabendo que esse seria o monstro certo para se tornar um grande amigo. Depois sugeriu que cada criança olhasse para o seu monstro e encontrasse nele os motivos que o levariam a ser seu amigo. A maioria dos participantes centrou-se na observação dos atributos físicos e muito pouco na extrapolação da sua forma de ser. A animadora ficou para o fim e partilhou este aspeto do seu monstro. Quase todos quiseram acrescentar mais algum aspeto no seu monstro tornando mais rica esta atividade. As tarefas foram todas compreendidas sem dificuldade. Como proposta da sessão ficou a leitura dos livros emprestados no atelier. Para terminar, a animadora pediu que expressassem a sua opinião sobre a sessão. Os participantes continuam a apreciar bastante os momentos que passam nos ateliers. Foi feito o registo da avaliação em modelo próprio. Não se apontam constrangimentos durante a sessão. Depois de analisadas essas respostas, pode concluir-se que foi uma sessão “classificada” globalmente entre as 4 e as 5 estrelas. Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar. A sessão foi concluída com a entrega de um monstro de origami com a mensagem “Então os monstros são teus amigos?!”. Foram trocados entre os participantes os títulos para a leitura autónoma. Como avaliação global, pode dizer-se que o grupo aderiu bem às propostas e empenharam-se na sua participação. A dinâmica resultou. Quadro de análise 9ª Sessão – Onde vivem os monstros – 4 de Junho de 2011 OBJETIVOS: * ATIVIDADES INICIAIS - Promover a motivação do tema - Despertar a curiosidade * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover a concentração - Promover a atenção a pormenores narrativos - Promover a estruturação narrativa - Promover a criatividade Indicadores Unidades de registo 1. ASSIDUIDADE Frequência dos intervenientes Estiveram presentes 6 crianças – 5 rapazes e 1 rapariga 2. COMPREENSÃO Grau entendimento da atividade As tarefas foram todas compreendidas sem dificuldade 3. ATITUDE Perante a atividade Foi um momento muito interessante pois a duplas empenharam-se verdadeiramente houve dois líderes e os restantes só concordavam centrou-se na observação dos atributos físicos Quase todos quiseram acrescentar mais algum aspeto 4. DIFICULDADES Sentidas pelos intervenientes Houve duas crianças que sentiram dificuldade em montar o puzzle 5. REAÇÃO Global na avaliação do grupo “classificada” globalmente entre as 4 e as 5 estrelas. Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar. grupo aderiu bem às propostas e empenharam-se na sua participação. A dinâmica resultou 6. CONSTRANGIMENTOS Não se apontam constrangimentos durante a sessão 7. SIMBOLOGIA Dos objetos e mensagens finais monstro de origami, mensagem “Então os monstros são teus amigos?!”. 10ª Sessão 18 de Junho de 2011 “O incrível rapaz que devorava livros” – Oliver Jeffers OBJETIVOS: * ATIVIDADES INICIAIS - Promover o diálogo - Promover o espírito crítico * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover a estruturação narrativa - Promover a criatividade Estiveram presentes 9 crianças. A sessão começou com diálogo sobre o percurso feito no âmbito deste projeto. Todos referiram que valeu a pena e que gostariam que, no próximo ano letivo, houvesse continuidade. Também referiram que não se tornaram apaixonados pela leitura, no entanto, já requisitam mais livros e não sentem a “aversão” com que chegaram. A atividade de leitura começou por fazer apelo à criatividade do grupo. Através das imagens ordenadas, cada participante teria que elaborar uma parte da história, escrevendo-a. Foi dada como indicação que as frases seriam curtas. Em conjunto criou-se o título. As crianças aderiram muito bem à proposta e o enredo não andou muito longe do original, o que trouxe bastante satisfação a todos. Por fim, fez-se a leitura da obra. Pode dizer-se que a tarefa proposta foi bem compreendida pelas crianças. Foi preenchido o inquérito final e os pais foram convidados a chegar mais cedo para que pudessem, também eles preencher um inquérito, e no fim participar na partilha do bolo do “Meninos que se tornaram devoradores de livros”. A dinamizadora ofereceu a cada participante um Passaporte de Leitura, para que possam registar as viagens feitas e as suas impressões. Neste passaporte estava colada a fotografia do “poetas”. Também foi oferta um postal com o “Decálogo do Leitor” de Daniel Pennac. Não se verificaram dificuldades nem constrangimentos nesta sessão. Todas a ofertas tiveram um impacto muito positivo nas crianças, compreendendo e dando-lhes significados pessoais. Foi em clima de alegria que todos os intervenientes se despediram, reiterando mais uma vez a vontade de dar continuidade ao projeto no próximo ano letivo. Quadro de análise 10ª Sessão – O incrível rapaz que devorava livros – 18 de Junho de 2011 OBJETIVOS: * ATIVIDADES INICIAIS - Promover a motivação do tema - Despertar a curiosidade * ATIVIDADES DE LEITURA - Promover a concentração - Promover a atenção a pormenores narrativos - Promover a estruturação narrativa - Promover a criatividade Indicadores Unidades de registo 1. ASSIDUIDADE Frequência dos intervenientes Estiveram presentes 9 crianças 2. COMPREENSÃO Grau entendimento da atividade foi bem compreendida pelas crianças 3. ATITUDE Perante a atividade As crianças aderiram muito bem à proposta trouxe bastante satisfação a todos 4. DIFICULDADES Sentidas pelos intervenientes Não se verificaram dificuldades 5. REAÇÃO Global na avaliação do grupo que valeu a pena gostariam houvesse continuidade não se tornaram apaixonados pela leitura, no entanto, já requisitam mais livros e não sentem a “aversão” com que chegaram impacto muito positivo nas crianças, clima de alegria 6. CONSTRANGIMENTOS nem constrangimentos 7. SIMBOLOGIA Dos objetos e mensagens finais ofereceu a cada participante um Passaporte de Leitura fotografia do “poetas Decálogo do Leitor” de Daniel Pennac Análise por indicador Assiduidade Frequência dos intervenientes 1ª Sessão 9 crianças – 8 rapazes e 1 menina 2ª Sessão 8 crianças – 7 rapazes e 1 rapariga - Houve a justificação para uma ausência 3ª Sessão 8 crianças – 7 rapazes e 1 rapariga 4ª Sessão 7 crianças – uma menina e 6 rapazes - Houve a justificação para uma ausência 5ª Sessão 8 crianças – todos rapazes - Houve a justificação para uma ausência 6ª Sessão 9 crianças – 8 rapazes e 1 menina 7ª Sessão 7 crianças – todos rapazes - Houve a justificação para duas ausências 8ª Sessão 7 crianças – seis rapazes e uma rapariga. Houve a justificação para uma ausência 9ª Sessão 6 crianças – 5 rapazes 1 rapariga 10ª Sessão 9 crianças PONTOS EM COMUM A frequência média situa-se perto de oito elementos por sessão Análise por indicador Compreensão Grau de entendimento da atividade 1ª Sessão “Brasão de armas” atividade levantou algumas questões relativamente ao preenchimento os participantes perceberam que faltava a parte inicial da história 2ª Sessão foi necessário fazer pequenos esclarecimentos 3ª Sessão O levantamento das palavras foi feito sem dificuldade têm dificuldade em ler coisas complicadas, outras vezes não entendem o que leem 4ª Sessão crianças compreenderam as tarefas propostas 5ª Sessão Não houve dificuldades na compreensão da tarefa 6ª Sessão se sentiram inseguros e pouco convictos de serem capazes de dar resposta de terem entendido a tarefa 7ª Sessão o grupo…compreendeu o conteúdo do conto atividades desta sessão foram plenamente compreendidas 8ª Sessão não se relacionam com a falta de compreensão da tarefa, que foi conseguida 9ª Sessão As tarefas foram todas compreendidas sem dificuldade 10ª Sessão foi bem compreendida pelas crianças PONTOS EM COMUM Globalmente pode afirmar-se que o grau de compreensão das tarefas é satisfatório. Por vezes revelavam dificuldade na compreensão do texto. Análise por indicador Atitude Perante as atividades 1ª Sessão jogo dos nomes - grupo participou ordeira e ativamente jogo da cadeira vazia - Todas manifestaram necessidade em apreciarem mais a leitura e nenhuma 2ª Sessão espaço exterior. Todos aderiram com entusiasmo. e amplamente participada. O lançamento do desafio foi aceite com naturalidade 3ª Sessão “Caçadinhas” que permitiu libertar energias e descontrair o grupo. partilhasse o seu livro de segredos. Surgiu “Os Lusíadas – contado às crianças” Um elemento trouxe “O segredo do rio”. Os restantes elementos não trouxeram livros e justificaram- se dizendo que não tinham nada adequado para o tema três referiram que não podiam porque a professora não os levava. Os restantes não consideraram alguns títulos que contêm a palavra segredo houve a vontade de conhecer alguns levasse para casa um Foi aceite com grande entusiasmo a história que agradou bastante pedidos insistentes ler também a segunda história Depois de se lerem as sinopses dos diferentes livros e de terem apreciado o seu aspeto, optaram pelo título de José Fanha 4ª Sessão foram jogados com interesse e empenho. A noção de competição nunca foi colocada o que permitiu a fruição dos momentos 5ª Sessão Seis revelaram que conseguiram ler mais do que o habitual. Só dois dos elementos é que compraram o livro Os participantes quiseram “catar” muitas palavras 6ª Sessão corda no exterior momento de descontração e criatividade movimentos interessantes. Todos entraram no jogo e ficaram “fascinados” pela “magia” de verem surgir a sua imagem satisfação de cada menino a partilhar a sua ideia e vê-la registada no “lenço da poesia”. momento de orgulho 7ª Sessão Foi um momento interessante porque as crianças sentiram que já se conheciam captou a atenção e pontualmente, também liam passagens ao mesmo tempo no próprio livro o jogo foi feito com relativa facilidade e sem grande competitividade. Foi muito interessante o que sucedeu com a descrição dos medos de cada um 8ª Sessão Houve recusa imediata do grupo o aspeto global das ilustrações não é satisfatório. 9ª Sessão “classificada” globalmente entre as 4 e as 5 estrelas. Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar. grupo aderiu bem às propostas e empenharam-se na sua participação. A dinâmica resultou 10ª Sessão As crianças aderiram muito bem à proposta trouxe bastante satisfação a todos PONTOS EM COMUM Globalmente aderem bem às propostas Revelam vontade de regressar Análise por indicador Dificuldades Frequência dos intervenientes 1ª Sessão não perceberam “O que mais gosto em mim é…”. dúvidas campo “ler para mim…”. não envolveu todos os elementos da mesma forma manifestaram algumas dificuldades de compreensão um grupo que não teve tempo os grupos seguintes não conseguiram perceber qual seria o lugar da sua parte na história, 2ª Sessão dificuldades que ocorreram relacionaram-se com aspetos de compreensão do texto 3ª Sessão Alguns grupos tiveram mais dificuldade houve muita dificuldade na elaboração da própria sopa 4ª Sessão não houve dificuldades reveladas 5ª Sessão a dificuldade sentida foi da parte da animadora e relaciona-se com a gestão do tempo 6ª Sessão se sentiram inseguros e pouco convictos de serem capazes de dar resposta Sentiu-se dificuldade no momento de produzir 7ª Sessão não houve dificuldades 8ª Sessão a animadora sentiu dificuldade em captar o grupo Foi difícil a motivação das crianças 9ª Sessão Houve duas crianças que sentiram dificuldade em montar o puzzle 10ª Sessão Não se verificaram dificuldades PONTOS EM COMUM Não houve grandes dificuldades na maioria das sessões Análise por indicador Reação Global na avaliação do grupo 1ª Sessão Todos os participantes manifestaram satisfação e interesse em regressar. grupo se empenhou agrado dos participantes dinâmica resultou 2ª Sessão “classificada” globalmente com 4 estrelas Todos os participantes manifestaram satisfação e interesse em regressar grupo se empenhou e que foi do agrado dos participantes. A dinâmica resultou 3ª Sessão globalmente muito satisfatória classificada” globalmente com 4 estrelas. Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar grupo se empenhou e que foi do agrado dos participantes. A dinâmica resultou 4ª Sessão “classificada” globalmente com 4 estrelas. Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar. grupo se empenhou e que foi do agrado dos participantes. A dinâmica resultou 5ª Sessão Manifestaram pesar por não ter sido possível concluir e ainda mais contrariedade por se ter marcado a sessão seguinte para o dia 14 todas as sessões deveriam ser semanais Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar grupo se empenhou imenso e que agradou particularmente aos participantes. A dinâmica resultou. 6ª Sessão Ficaram muito satisfeitos por saberem que no mês da Maio, haverá sessões semanais classificada” globalmente com 4 estrelas Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar. grupo se empenhou e que foi do agrado dos participantes. A dinâmica resultou 7ª Sessão classificada” globalmente com 4 estrelas Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar grupo se empenhou e que foi do agrado dos participantes. A dinâmica resultou 8ª Sessão classificada” globalmente com 4 estrelas. Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar. grupo teve bastante dificuldade em aderir às propostas e que não foi uma dinâmica conseguida. 9ª Sessão “classificada” globalmente entre as 4 e as 5 estrelas. Todos os participantes continuam a mostrar satisfação e interesse em regressar. grupo aderiu bem às propostas e empenharam-se na sua participação. A dinâmica resultou 10ª Sessão que valeu a pena gostariam houvesse continuidade não se tornaram apaixonados pela leitura, no entanto, já requisitam mais livros e não sentem a “aversão” com que chegaram impacto muito positivo nas crianças, clima de alegria PONTOS EM COMUM Mostram vontade em regressar aderem às atividades com agrado Análise por indicador Constrangimentos 1ª Sessão Alguns dos participantes já o conheciam O material apresentou fragilidades o material estava organizado para quatro grupos. Como só foi possível organizar três 2ª Sessão Não se verificaram constrangimentos 3ª Sessão demorando mais tempo que o previsto mas já não houve tempo para as resolver 4ª Sessão Não houve tempo para a verificação dos registos 5ª Sessão foi necessário fazer a leitura integral do conto Esta atividade demorou muito mais do que o previsto Como o tempo já era muito escasso, a animadora optou por parar neste ponto, deixando as restantes atividades para a próxima sessão 6ª Sessão um outro caminho que não o que está a ser trilhado no âmbito deste projeto. 7ª Sessão uma vez que não ocorreram 8ª Sessão não foi possível manter o mesmo nível de atenção e foi sendo necessário um estímulo da animadora 9ª Sessão Não se apontam constrangimentos durante a sessão 10ª Sessão nem constrangimentos PONTOS EM COMUM o número de ocorrências foi menor do que a sua ausencia Análise por indicador Simbologia Dos objetos e mensagem finais 1ª Sessão barquito de origami com a mensagem “conto contigo para a próxima viagem 2ª Sessão avião de origami com a mensagem “Já levantámos voo! Conto contigo para seguirmos viagem 3ª Sessão flor de origami com a mensagem “Juntos já descobrimos um segredo. Conto contigo para desvendarmos muitos mais”. 4ª Sessão coelho de origami com a mensagem “Feliz Páscoa e … boas leituras. Conto contigo no dia 30”. Foram levados títulos novos para a leitura autónoma. 5ª Sessão ainda não tinha sido abordada adiar a sua entrega 6ª Sessão um lenço de pano com a mensagem “Afinal somos poetas! Só temos que encontrar as palavras certas! Conto contigo para continuara a procurá-las.”. 7ª Sessão de crocodilo de origami com a mensagem “Já vencemos o crocodilo. Juntos podemos ir mais longe!”. 8ª Sessão pássaro das cores de origami com a mensagem “Hoje voámos com um conto de fadas. Conto contigo para fazer outros voos!”. 9ª Sessão monstro de origami, mensagem “Então os monstros são teus amigos?!”. 10ª Sessão ofereceu a cada participante um Passaporte de Leitura fotografia do “poetas Decálogo do Leitor” de Daniel Pennac PONTOS EM COMUM trabalho em origami relacionado com a temática do conto