Repositório ESEPF >
Revista Saber (e) Educar (Impressa) >
N.º 12 (2007) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/18

Título: A importância da educação na construção da cidadania
Autor: Vasconcelos, Teresa
Palavras-chave: Educação cívica
Educação pré-escolar
Issue Date: 2007
Citação: VASCONCELOS, Teresa - A importância da educação na construção da cidadania. Saber(e)Educar. Porto: ESE de Paula Frassinetti. N.º12 (2007), p.109-117
Relatório da Série N.º: Saber (e) Educar;12
Resumo: Ouvimos frequentemente falar em «cidadania europeia», «cidadania multicultural»,«cidadania planetária». Insiste-se numa «educação para a cidadania» nas escolas:fala-se de «práticas de cidadania» numa sociedade democrática e, no caso português,insiste-se num «déficit de cidadania» para explicar a nossa ausência de participação e de organização. Que entendemos por cidadania? Será que existe apenas um tipo de cidadania? Como podemos contribuir para a «construção de cidadanias»? Qual o papel da educação neste processo? Sem pretendermos responder exaustivamente a este conjunto de questões, iremos às raízes da palavra cidadania para melhor entender o que se pretende com ela. Falaremos do papel da escola e da família na construção da cidadania. Equacionaremos especificamente o jardim-de-infância como meio sistemático de proporcionar às crianças as suas primeiras experiências de vida democrática. Finalmente, deter-nos-emos numa concepção alternativa de uma cidadania da infância como forma de entender a multiplicidade de cidadanias, apresentando um conjunto de propostas educativas para a construção de cidadania(s) na infância.
URI: http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/18
ISSN: 0873-3600
Appears in Collections:N.º 12 (2007)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
SeE12A_ImportanciaTeresa.pdf91,61 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.