Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1258
Title: O autismo e o atraso global de desenvolvimento : um estudo de caso
Authors: Correia, António Miguel
Orientador: Cunha, Isabel
Keywords: Autismo
Atraso -- desenvolvimento intelectual
Intervenção precoce
Perfil Psicoeducacional Revisto (PEP-R)
Educação especial
Issue Date: Jul-2013
Abstract: O autismo e a relação com o atraso de desenvolvimento, mormente os aspetos ligados à linguagem, cognição, motricidade e relacionamento social constituem o tema deste trabalho. Em termos metodológicos, utilizamos o estudo de caso único. O participante é uma criança em idade pré-escolar diagnosticada com autismo e atraso global de desenvolvimento e a usufruir de apoio de educação especial, bem como de psicoterapia, terapia da fala e terapia ocupacional. Para o efeito, recorremos à análise de documentos e relatórios, especialmente médicos e psicológicos, bem como à aferição do perfil intra-individual com recurso ao PEP-R (Perfil Psicoeducacional Revisto) e cruzando este com resultados de outros testes (ITPA, Portage, Escala de Reynell, PAFFS), com o fim de propor atividades de intervenção, não só em contexto escolar, mas também em contexto familiar e social. Este trabalho sublinha a importância da articulação de conhecimentos e práticas entre a família, o educador e outros agentes, como sejam psicólogos e terapeutas, em ordem à promoção do desenvolvimento da criança autista e, consequentemente, à sua autêntica inclusão.
Description: Projeto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1258
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PG-EE_2013MiguelCorreia.pdfDocumento principal5.21 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.