Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1263
Título: A psicoafetividade e a dislexia
Autor: Castro, Márcia Raquel
Orientador: Serra, Helena
Palavras-chave: Dislexia
Educação inclusiva
Afectividade
Educação especial
Data: Jul-2013
Resumo: É já uma ideia generalizada de que a Educação é essencial para a socialização e plena integração de um indivíduo em sociedade. Apesar disso, vivemos uma crise educativa, pois a Escola é composta por uma população heterogénea, crianças com diferentes vivências e especificidades para as quais a Escola ainda não é Inclusiva. A Escola que se requer Inclusiva deve atender a criança como um todo, respeitando assim o seu desenvolvimento académico, sociocultural e pessoal, proporcionando-lhe uma educação de qualidade e que permita à criança atingir o sucesso no seu processo de ensino-aprendizagem. Este princípio aplica-se também às crianças disléxicas, crianças inteligentes mas com um ritmo e processo de aprendizagem diferentes. Enquanto professores temos que nos capacitar de competências que permitam chegar a um diagnóstico correto e precoce. É de vital importância perceber que a Dislexia traz consigo imensas dificuldades ao nível da aprendizagem da leitura e da escrita, mas traz também consequências emocionais significativas cujos efeitos perduram por toda a vida. Assim, o enfoque deste projeto abarca os fatores psicoafectivos, fatores esses que poderão ser condicionantes da aprendizagem de um aluno disléxico. No trabalho que desenvolvemos adotamos uma metodologia de investigação qualitativa tendo sido realizadas oito entrevistas. Os resultados obtidos demonstram, de uma forma geral, que os fatores psicoafectivos condicionam a aprendizagem de alunos disléxicos. Aferimos que nem sempre a Escola dispõe de uma resposta educativa de qualidade e que, quando o faz, tal acontece numa fase já muito tardia. Esse facto obriga muitos pais a recorrerem a serviços particulares e muito dispendiosos.
Descrição: Projeto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1263
Aparece nas colecções:PG Educação Especial

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PG-EE_2013MarciaCastro.pdfDocumento principal4.26 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.