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Título: A estrutura psicossocial na turma de uma criança portadora de autismo
Autor: Silva, Carla
Orientador: Sousa, Júlio pereira
Palavras-chave: Educação especial
Autismo
Data: 3-Jul-2013
Resumo: O papel de cada professor é auxiliar os alunos a crescerem felizes, sobretudo no desenvolvimento de competências de domínio cognitivo e social. Conscientes desta função educativa, esta investigação nasce do desejo de sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância da qualidade das trocas interpessoais entre as crianças, pois, através do modelo do outro, desenvolvem-se diferentes caraterísticas da personalidade. Nesta dialética, as crianças constroem a sua imagem e a sua identidade, e fazem escolhas e rejeições relativamente às suas amizades. Contudo, quando nos deparamos com crianças com necessidades educativas especiais, surgem-nos algumas dúvidas sobre o seu crescimento saudável. As crianças com limitações em áreas globais do desenvolvimento, que afetam a linguagem, a interação social e os padrões específicos de comportamento, interesse e atividades, serão marginalizadas pelos seus pares? Ou estes aceitam as suas diferenças e aprendem com eles? Partindo destas ideias e inquietações, a nossa investigação alicerçou-se no estudo da “estrutura psicossocial na turma de uma criança portadora de autismo”, assumindo os seguintes objetivos: (I) compreender as redes de comunicação (afinidade, rejeição e indiferença) no seio de uma turma; (II) conhecer algumas das caraterísticas das crianças populares e impopulares; (III) correlacionar as caraterísticas do aluno com Perturbação Autística com as escolhas e rejeições dos pares; (IV) fomentar relações interpessoais no contexto turma e (V) desvendar as perceções das crianças desta faixa etária. No âmbito de uma abordagem qualitativa, a amostra foi delimitada considerando o “estudo de grupos”, tendo em conta que deslindamos uma turma do 5.º ano de escolaridade, onde estava matriculada uma criança com autismo. A recolha e análise dos diferentes dados permitiram-nos conhecer a vida íntima deste grupo e compreender as suas preferências e rejeições, bem como evidenciar as suas perceções ABSTRACT: The role of every teacher is to help students to grow up happy, especially in skills development and social cognitive domain. Aware of this educational function, this research arises from the desire to raise awareness to the entire educational community to the importance of the quality of interpersonal exchanges between children because, through the model of the other, they develop different characteristics of personality. In this dialectic, children build their image and identity, and make choices and rejections in what friendships are concerned. However, when faced with children with special educational needs, some questions arise us about their healthy growth. Children with limitations in areas of global development, affecting language, social interaction, and specific patterns of behavior, interests and activities, will be marginalized by their peers? Or they accept their differences and learn from them? Based on these ideas and concerns, our research has founded on the study of "psychosocial class structure of a child with autism," assuming the following objectives, (I) understand communication networks (affinity, indifference and rejection) within a class; (II) meet some of the features of the popular and unpopular kids; (III) to correlate the characteristics of students with Autistic Disorder with the choices and rejections of peers; (IV) foster interpersonal relationships within the class and (V) uncover the perceptions of children in this age corset. Within a qualitative approach, the sample was delimited considering the "study groups", taking into account that worked through a class of 5th year school where it was enrolled a child with autism. The collection and analysis of different data allowed us to know the inner life of this group and understand their preferences and rejections, as well as highlight their perceptions.
Descrição: Dissertação submetida para satisfação parcial dos requisitos do grau de Mestre em Ciências da Educação — Especialização em Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1270
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