Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1343
Título: Dislexia: Intervenção em contextos proximais
Autor: Rodrigues, Elsa Maria da Mota
Orientador: Serra, Helena
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem específicas (DAE)
dislexia
Intervenção
Data: 2012
Resumo: A problemática das Dificuldades Específicas de Aprendizagem (DEA), nomeadamente da dislexia, tem vindo a motivar no seio dos teóricos desta área amplos debates, pesquisas e reflexões, que se têm traduzido numa atuação mais ajustada, mas ainda insuficiente, da escola e dos professores. A dislexia e a intervenção em contextos proximais, como a escola e a família, constituem o tema central deste projeto de investigação que tem como principal finalidade compreender a importância da intervenção junto de alunos com esta problemática. A amostra deste estudo é constituída por um aluno de 10 anos de idade a frequentar o 5º ano de escolaridade com diagnóstico de dislexia desde os 7 anos de idade, mas que nunca foi alvo de uma intervenção educativa específica para a sua dificuldade.De acordo com vários estudos, a intervenção educativa junto dos alunos que manifestam uma DEA deve ter em linha de conta o que a investigação põe ao nosso alcance, deve ser apropriada e mobilizar métodos e estratégias que vão ao encontro das reais necessidades destes alunos. Além disso, a investigação é unânime ao afirmar que o papel da família neste processo, em paralelo com a escola e os professores, se revela fundamental. Este projeto de investigação seguiu a metodologia de Estudo de Caso e a análise dos dados fez-se através do cruzamento de dados obtidos a partir de diferentes fontes e recolhidos através de diferentes instrumentos, nomeadamente, a observação através de uma avaliação compreensiva, a análise documental e o desempenho do aluno durante as sessões de intervenção nas áreas que se revelaram fracas. A análise dos resultados permite-nos concluir que o aluno beneficiou das sessões de intervenção, tendo melhorado em especial na fluência e na motivação para a leitura.
Descrição: Trabalho de Pós-Graduação em Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor, realizado para a Unidade Curricular de Seminário de Projeto.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1343
Aparece nas colecções:PG Educação Especial

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PG_EE ELSARODRIGUES_2012.pdfDocumento principal13.24 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.