Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1389
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Brigite-
dc.contributor.advisorGomes, Ana-
dc.contributor.authorCarvalho, Bruna Daniela-
dc.date.accessioned2014-05-15T10:43:26Z-
dc.date.available2014-05-15T10:43:26Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1389-
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicoen_US
dc.description.abstractNo presente relatório é possível verificar-se que a criança é tida em conta como um ser ativo da aprendizagem, tendo por base o conceito de educação, a perspetiva construtivista e a diferenciação pedagógica, tanto no âmbito da educação pré-escolar como no 1ºciclo do ensino básico. Paralelamente estão presentes os modelos curriculares, referindo-se à valência em educação pré-escolar e as diferentes pedagogias e os métodos pedagógicos na valência de 1º ciclo. Também são destacadas as Necessidades Educativas Especiais, numa perspetiva de escola inclusiva. Foi a partir da criança, como ser ativo da aprendizagem, e dos modelos curriculares, que a prática se desenvolveu. Aliado ao desenvolvimento da prática existiram momentos de observação, planificação e avaliação, de forma a perceber o sistema educativo atual e o contexto que nos envolvia. Ligado a estes aspetos, o conhecimento do espaço tornou-se assim, essencial. Em todo este processo foi necessário um grande envolvimento pessoal, que se tornou num crescimento pessoal e profissional, bastante útil para o futuro como docente, pois não há melhor forma para aprender do que vivenciando. No que se refere à metodologia utilizada, sendo esta qualitativa, os métodos de recolha de dados foram: os registos de observação participante, os registos fotográficos, as grelhas de observação, os registos de incidentes críticos e a análise documental da instituição através de documentos como o Projeto Educativo, o Projeto Pedagógico, Regulamento Interno e o Plano Anual de Atividades.ABSTRACT In this report it is possible to verify that the child is taken into account as an active apprentice being, based on the concept of education, the constructivist perspective and pedagogical differentiation, both at the pre - school education and at the 1st cycle of basic education. Alongside, curriculum models are present, referring to the valence of pre-school education and different pedagogies and teaching methods in valence on the 1st cycle. The Special Educational Needs are also highlighted, as well as the perspective of inclusive school. It was from the child, as an active apprentice being, and from the curriculum models, that the practice has developed. Coupled with the development of practice, there were moments of observation, planning and assessment, in order to understand the current education system and the context that surrounded us. On these aspects, knowledge of space has thus become essential. Throughout this process a great personal involvement was needed, which has contributed to a personal and professional growth, very useful for a future as a teacher, since there is no better way to learn than experiencing. Regarding the methodology we used, it was qualitative and the methods of data collection included: participant observation records, photographic records, observation grids , records of critical incidents and document analysis through institution documents as the Educational Project , the Pedagogical project , Internal Rules and the Annual Plan of Activities.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEducação pré-escolaren_US
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicoen_US
dc.subjectModelos pedagógicosen_US
dc.subjectObservaçãoen_US
dc.subjectIntervençãoen_US
dc.subjectAvaliaçãoen_US
dc.titleO início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidadeen_US
dc.typemasterThesisen_US
dc.identifier.tid201459086-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2014_PE1º.BrunaCarvalho.pdfDocumento principal9.01 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.