Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2190
Title: O Construtivismo e a Diferenciação Pedagógica como estratégias em prol das aprendizagens significativas no ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Authors: Pereira, Lígia Susete de Sousa
Orientador: Gouveia, João
Keywords: Ensino Básico (1º e 2º Ciclo)
Construtivismo
Diferenciação Pedagógica
Aprendizagens Significativas
Issue Date: 8-Jul-2015
Abstract: O presente relatório serve de apresentação e reflexão dos estágios realizados no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, para a obtenção do grau superior de Mestre em Ensino dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Neste sentido, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, exploratória, descritiva e empírica, com efeito numa intervenção educativa nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, que se propôs fazer em prol de um desenvolvimento académico e profissional, que resultasse em efeitos de aprendizagens capazes de formar um agente educativo na área da docência. Desta feita apresentam-se conceções de educação, ensino e aprendizagem que se consideram legitimar a ação educativa que se desenvolveu na intervenção. Defendeu-se o construtivismo como modelo pedagógico, que orienta uma prática capaz de potenciar aprendizagens significativas. A diferenciação pedagógica foi igualmente abordada como necessária, na promoção de uma educação de igualdade de oportunidades, acesso e sucesso para todos. Apresentam-se todas as fases da intervenção, desde as observações, planificações e, por fim, as intervenções. Consideraram-se as principais evidências e conclusões do estudo, focalizadas nas experiências vivenciadas. Tais experiências pressupõe a construção de uma postura e prática docente que não pode descurar nunca caraterísticas como a flexibilidade, prontidão, articulação, conhecimento, e transversalidade ou seja, respostas adequadas a cada contexto e às especificidades de cada aluno.
This report reflects the process of professional formation undergone throughout two traineeship periods in the elementary and middle school. For this purpose, a qualitative study with emphasis in exploratory, descriptive and empirical analysis was held, to understand the effect of an educational intervention in elementary and middle School, which was set out for the sake of academic and professional development, with impact in the learning abilities able to form an educational agent in the teaching area. In result some notions of education, teaching and learning present themselves as a way to legitimize the educational action that was developed in this intervention. As pedagogical model the constructivism was defended, giving guidelines to a practice that is able to maximize significant learnings. The pedagogical differentiation was also addressed as necessary in the promotion of an education with equality of opportunities, access and success for everyone. The phases that compose the intervention are all presented, including observations, planning, and finally, the classes that were taught. The main evidences and conclusions of this study, were focused on the life experiences. Such experiences presuppose the construction of a posture and practice in schooling that can’t deny characteristics as flexibility, readiness, articulation, knowledge and transversality, in other words, giving adequate answers to each context and the specificities of each student.
Description: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2190
Appears in Collections:Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
versão final impressão lígia pereira.pdfDocumento principal792.8 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
ANEXOS FINAIS.pdf4.16 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.