Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2193
Title: O Professor enquanto mediador do processo de ensino-aprendizagem
Authors: Cavadas, Adelaide Sofia Couto
Orientador: Gouveia, João
Keywords: Ensino Básico (1º e 2º Ciclo)
Apoio Intensivo
Intervenção educativa
Issue Date: 8-Jul-2015
Abstract: O presente relatório carateriza todo o processo experienciado durante os estágios no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, no âmbito das unidades curriculares de IPES I e II, com base em algumas fundamentações teóricas referente à atividade profissional a ser desempenhada no futuro, apoiada por pressupostos teóricos. Este relatório espelha um percurso de constante reflexão acerca do processo de aprendizagem do professor de forma a promover aprendizagens significativas e diversificadas para os alunos e fazer da Escola um local de partilha e ensino. Considerou-se ser, um estudo de natureza qualitativa, relativo a dois grupos, composto por dezanove alunos no 1º Ciclo de Ensino Básico e vinte e cinco alunos no 2º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção educativa baseia-se nas experiências vividas, sobre a preocupação da gestão de um grupo heterogéneo em contexto de sala de aula, que necessita de apoio intensivo e por vezes, individualizado. Ao longo deste relatório é colocado em evidência, em ambas as valências, o desenvolvimento profissional e pessoal da estagiária e a sua reflexão.
This report features all the process experienced during the internship in elementary and middle school, in the scope of subjects’ IPES I and IPES II, with base in theorical substantiation about the professional activity to be performed in the future, supported by theorical assumptions. This report reflects a patch of constant reflexion about the teacher's learning process in order to promote diversified and meaningful lessons to students and make the school a place of sharing and education. This study is qualitative, relative to two groups, composed by nineteen students in the elementary education and twenty five students in the middle school. The educative intervention is based in experiences lived, about the preoccupation of managing an heterogeneous group in the context of a classroom, who needs intensive support and, sometimes, individualized. Along this report it is put into evidence, in both elementary and middle school, the intern’s professional and personal development and her reflection.
Description: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2193
Appears in Collections:Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio Final - Adelaide Cavadas.pdfDocumento principal593.88 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
Anexos Final - Adelaide Cavadas.pdfAnexos1.63 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.