Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2238
Title: O desenvolvimento lexical como potenciador do processo de aquisição da leitura em contexto do 1º. Ciclo do Ensino Básico
Authors: Sampaio, Sofia de Fátima Gaspar Dias
Orientador: Ferreira, Ana Luísa
Keywords: Comunicação oral
Desenvolvimento lexical
Leitura
Issue Date: 30-Oct-2015
Abstract: Este projeto de investigação – ação parte da necessidade de investimento na formação de leitores e tem como objetivo partir da seleção de uma sequência didática, como estratégia para motivar os alunos para a produção oral, bem como para o conhecimento lexical. Neste estudo participaram 8 alunos com idades compreendidas entre os cinco e os sete anos de idade, que frequentam o 1º. ano do 1º. Ciclo do Ensino Básico. Como processos de recolha de dados recorremos ao inquérito por questionário aos pais para diagnóstico do público-alvo, ao inquérito por questionário aos docentes para recolher dados sobre as práticas pedagógicas e à observação da aplicação das atividades. A competência comunicativa é um requisito essencial para o domínio da linguagem escrita, mas constitui também, a capacidade que um indivíduo possui para comunicar oralmente com o outro com clareza, coerência e eficácia. Esta competência incorpora o conhecimento das estruturas gramaticais da linguagem oral e a capacidade de as usar adequadamente mediante o contexto e a situação. O desenvolvimento lexical é uma condição fundamental no processo de desenvolvimento e aquisição de novos saberes. A escola deve potenciar o alargamento do capital lexical das crianças e promover o desenvolvimento progressivo da sua consciência lexical. Os resultados desta investigação mostram que é possível estimular alguns aspetos do desenvolvimento lexical e da produção oral, nomeadamente ao nível da compreensão e da apropriação do léxico, que facilitam a compreensão da leitura e permitem aos alunos maior facilidade de expressão.
This investigation project comes from the need to promote reading awareness. A teaching unit was selected as a strategy to promote oral production as well as lexical development. Eight students participated in this study, whose ages range from 5 to seven years old, and they attend the first year of primary school. Our data came from: a questionnaire to parents to assess the target public; a questionnaire to teachers to assess their methodology and finally the observation of activities. The communicative skill is essential for the mastering of the written language but also for the ability to communicate with the others clearly, coherently and efficiently. This skill includes the knowledge of grammatical structures and the ability to use them according to the context. The lexical development is essential for the acquisition of new knowledge. The school must provide the means to enlarge students’ lexical bank and promote students’ awareness to that fact. The word, is a linguistic unit that can be conveyed through writing or speaking. The results of this investigation show that it is possible to stimulate the process of lexical development and oral production, namely at the level of understanding it, which will ease the reading process and allow students to express themselves in a better way.
Description: Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: área de especialização em Animação da Leitura.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2238
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