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http://hdl.handle.net/20.500.11796/2259
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Fernandes, Helena Serra | - |
dc.contributor.author | Castro, Paula Cristina Gonçalves Alves | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-25T14:07:49Z | - |
dc.date.available | 2016-01-25T14:07:49Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2259 | - |
dc.description | DISSERTAÇÃO APRESENTADA À ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI PARA A OBTENÇÃO DE GRAU DE MESTRE EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL | por |
dc.description.abstract | Este estudo reporta-se a uma investigação realizada no âmbito da dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, no domínio específico da Educação Especial. O número significativo de crianças que apresentam problemas com a leitura e escrita, independentemente do ano de escolaridade, nas salas de aula é uma realidade que toda a gente conhece. Conscientes da dimensão do problema e de todas as implicações que ele pode ter na educação e na vida de uma criança, o nosso estudo aqui apresentado centra-se na problemática da dislexia. Reconhecendo a importância do papel que um diagnóstico e uma intervenção precoces podem ter, o estudo partiu da pergunta “ De que modo um défice fonológico interfere na aquisição da leitura e da escrita?, assumindo como objetivo geral perceber como ocorre a evolução destas crianças perante uma dada proposta de intervenção. Perante este objetivo de conhecimento concreto de uma realidade, a metodologia adotada foi de caráter qualitativo, recorrendo ao estudo de caso. Para tornar possível a definição de estratégias adequadas, possibilitando uma intervenção eficaz capaz de dar resposta às dificuldades que a criança apresentava, tivemos necessidade de nos centrar em dois aspetos antes de avançar para a intervenção propriamente dita. Numa primeira fase contextualizámos esta problemática – dislexia, enquanto dificuldade de aprendizagem específica, traçamos o seu “perfil” e debruçamo-nos sobre a importância da consciência fonológica e das competências que esta implica. Posteriormente, avaliamos o desempenho do aluno nas diferentes áreas e traçamos o seu perfil intraindividual. Perante as dificuldades apresentadas traçamos um plano de intervenção, que privilegiou a consciência fonológica e a leitura-escrita, naturalmente utilizando a linguagem e as competências auditivas. Após ter sido posto em prática a intervenção, reavaliámos o desempenho do aluno nas áreas em que apresentou claras dificuldades o que permitiu analisar a evolução do aluno e a eficácia das estratégias propostas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Dislexia | por |
dc.subject | Consciência fonológica | por |
dc.subject | Leitura - escrita | por |
dc.subject | Avaliação compreensiva | por |
dc.subject | Intervenção | por |
dc.title | Défice Fonológico e Leitura-Escrita: pistas de intervenção no 1º ciclo | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201015978 | - |
Appears in Collections: | Educação Especial |
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Folha rosto.pdf | Folha de Rosto | 56.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
RESUMO - TESE_1 (corrigida) E AGRADECIMENTOS.pdf | Resumo | 184.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
TESE - INDICES (5).pdf | Índices | 284.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
TESE PAULA A. CASTRO PDF.pdf | Documento principal | 1.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
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