TY: THES T1 - Leituras Itinerantes - Anne Frank, uma vida A1 - Meneses, Margarida Isabel de Sousa N2 - Actualmente, a leitura e as questões a ela associadas situam-se no centro das preocupações de todos os agentes educativos, na medida em que aquela é uma ferramenta essencial à vida e é condicionante do sucesso, a curto e a longo prazo, dos indivíduos. No entanto, nos últimos anos, numerosos estudos nacionais e internacionais têm demonstrado baixos desempenhos dos estudantes na leitura e na escrita, mostrando igualmente que, nas escolas, as práticas de leitura não têm conseguido consolidar hábitos de leitura e fidelizar leitores, sobretudo na adolescência. Deste modo, podemos afirmar que a nossa problemática se insere na área da promoção e animação da leitura literária na escola, no modo como é encarada por professores e alunos, e no afastamento dos jovens em relação àquela e à leitura em geral. Assim, a escola e a biblioteca escolar têm um importante papel no desencadear de acções que permitam desenvolver a competência leitora e que contribuam para a fidelização e manutenção de leitores, pelo que, no âmbito da investigação-acção, concebemos e implementámos o projecto de animação da leitura literária, Leituras Itinerantes ? Anne Frank, uma vida, em duas turmas de sétimo ano, usando a literatura nas suas dimensões lúdica e formativa. Acreditando que a literatura é um vasto campo de aprendizagem, funcionando como uma fonte de conhecimento e de abertura ao Outro e ao mundo, procurámos que este projecto de animação da leitura literária fosse aberto e flexível, de modo a integrar actividades e ideias que decorressem das interacções que os jovens viessem a manter com a leitura da obra e com as variadas actividades propostas, apoiados pelas novas plataformas de aprendizagem e virtualidades da aprendizagem em rede. Com este trabalho reforçámos a ideia de que os projectos de animação da leitura devem constituir-se como instrumentos capazes de articular acções que conduzam ao desenvolvimento de competências de leitura e literacia, pelo que devem estar enquadrados numa política de escola de promoção e desenvolvimento da leitura, segundo uma lógica integrada, ascendente e articulada, onde prevaleça a colaboração entre os diversos actores e intervenientes da acção educativa. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1075 Y1 - 2010 PB - No publisher defined