TY: THES T1 - A compreensão leitora em textos narrativos: diversificar estratégias A1 - Teixeira, Maria Julieta N2 - Neste projecto de investigação-acção, denominado ?A compreensão leitora em textos narrativos ? diversificar estratégias?, apresentamos a razão de ser, os objectivos que nos propusemos, bem como a intervenção levada a cabo junto de uma turma do 3º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico e a avaliação e considerações finais sobre o percurso realizado. Considerando as investigações internacionais e nacionais e as necessidades dos professores relativamente a formação específica e a recursos diversificados no âmbito do desenvolvimento da compreensão leitora, este estudo procura oferecer pistas sobre o modo como podemos intervir nas práticas de leitura, formando leitores competentes. As actuais concepções de leitura, em que ler é compreender, constituem a lente que nos permite olhar para a problemática a estudar. Os factores que intervêm na leitura ? texto, leitor e contexto ? os textos literários, o ensino da compreensão leitora e o impacto das investigações produzidas no âmbito do processo de ensino-aprendizagem da competência leitora constituem um quadro de referência e significação. É neste enquadramento teórico que ganha sentido a construção de guiões, recursos didácticos com estratégias diversificadas de ensino explícito da compreensão leitora, elaborados sobre textos literários narrativos criteriosamente seleccionados. Estes guiões constituem o objecto primordial de intervenção deste projecto e, simultaneamente, recursos didácticos que disponibilizamos à comunidade educativa. Após a implementação deste projecto, centrado sobre a aplicação de guiões de leitura por nós elaborados, constatou-se, com base nos resultados obtidos, que as estratégias previstas nestes guiões em torno de textos literários narrativos contribuem eficazmente para o desenvolvimento da compreensão leitora e a motivação dos discentes e docentes envolvidos em actividades de leitura. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1083 Y1 - 2011 PB - No publisher defined