TY: THES T1 - Leituras iluminadas: a promoção da leitura através da ilustração A1 - Santos, Cláudia Sofia de Azevedo N2 - O projeto ?Leituras Iluminadas: a promoção da leitura através da ilustração? visa a promoção da leitura através da exploração (do texto e da imagem) consciencializando conhecimentos, em diversas áreas do saber, através da criação de produções plásticas. Considerando que uma boa leitura depende da compreensão do leitor, torna-se necessário construir um caminho que leve a criança à exploração e interpretação da informação contida nas suas leituras. Deste modo, a ilustração conquistou um vasto território, na atualidade, sendo fundamental que se percecione esta nova forma de ilustrar, para que as leituras sejam mais ricas e proporcionem um maior conhecimento nos leitores. Com a intenção de suscitar o gosto pela leitura, o presente projeto propôs um conjunto de momentos, debruçando-se numa exploração verbal e visual que culminaram com atividades plásticas. Estas atividades desenvolvem na criança estímulos variados que poderão facilitar uma fluidez de pensamento, estimulando a comunicação visual e a sensibilidade estética (Fróis, 2000). Também o desenvolvimento desta vertente educacional suscita na criança um novo olhar, orientando uma nova forma de ler e extrair informação que estas possam conter. A leitura de um livro já não se prende unicamente com a descodificação do significado das palavras, mas também da interpretação das ilustrações. Também a ilustração é detentora de uma linguagem própria, a linguagem gráfica. Toda esta dimensão visual apresenta uma nova narrativa dentro do livro infantil, o que estimula a atenção das crianças na busca de pistas para a interpretação global da obra, procurando apelar diretamente ao leitor. (Armas cit. por Viana & Coquet: 2003). UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1091 Y1 - 2011 PB - No publisher defined