TY: THES T1 - A abordagem da leitura e da escrita na educação pré-escolar. Das conceções às práticas e das práticas às conceções A1 - Alves, Carla Sónia Ferreira N2 - Sendo a sociedade em que vivemos cada vez mais complexa, é sob este paradigma de complexidade que devemos olhar, hoje, a escola e analisar o seu papel e o papel dos agentes educativos que nela trabalham. É fundamental que a escola, assumindo a sua função socializadora e educadora, forme profissionais de educação que sejam capazes de proporcionar e garantir aos seus alunos os instrumentos essenciais para a aprendizagem: os conhecimentos, as atitudes e as competências indispensáveis para que estes possam conjugar as condições essenciais de forma a que, também eles, compreendam a complexidade do mundo que os rodeia. As múltiplas investigações realizadas no âmbito da educação e a experiência de várias décadas de formação de professores no nosso país evidenciam que a formação não se pode limitar apenas a uma dimensão académica, mas deve integrar cada vez mais uma componente prática e reflexiva, o que promoverá o reconhecimento e a identificação dos principais caminhos a seguir na prática profissional. É importante que se recorra a processos de formação que encarem o conhecimento como algo que se vai construindo e reconstruindo, mediante a ação individual e coletiva dos indivíduos. Vários estudos têm demonstrado o papel e a influência dos contextos e dos ambientes em que as crianças estão inseridas sobre os seus conhecimentos no âmbito da linguagem oral e da escrita e sobre a emergência dos mesmos. As práticas formais e informais, desenvolvidas pelos educadores de infância, nesta área têm subjacentes diversas conceções acerca do papel dos educadores, bem como do próprio processo de ensino-aprendizagem. Na elaboração desta investigação, a recolha de dados decorreu no âmbito das atividades de formação e de supervisão referentes à unidade curricular de prática pedagógica do 1º ano do mestrado em educação pré-escolar, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no ano letivo 2010/2011, tendo como participantes dez IV formandos futuros educadores de infância e quatro educadoras cooperantes. Como instrumentos específicos para recolha de dados, utilizou-se o inquérito por questionário, aplicado aos formandos e aos educadores cooperantes e a observação e análise dos portefólios reflexivos de estágio construídos ao longo do ano letivo, apoiada por uma grelha de observação e um guião de entrevista semiestruturada aplicada aos formandos no momento de observação e análise dos seus portefólios. Os resultados apontam para a influência quer dos supervisores das instituições cooperantes, quer dos próprios contextos de ação onde os formandos iniciaram a sua prática pedagógica ao nível do desenvolvimento de competências de reflexão crítica e de intervenção no âmbito da abordagem da leitura e da escrita, a partir do recurso a estratégias de formação e supervisão de forma reflexiva e institucional. De uma forma geral, o estudo reforça a importância de contextos que estimulem a formação de profissionais reflexivos e críticos, demonstrando o papel das estratégias de supervisão e a centração na reflexão sobre as práticas em situação. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1123 Y1 - 2011 PB - No publisher defined