TY: THES T1 - Auxiliares de ação educativa nas IPSS: competências e desempenho A1 - Ribeiro, Carlos Filipe Lourenço N2 - O tempo passa e com ele mudam as necessidades, sejam elas necessidades pessoais, profissionais ou institucionais, a única coisa que se pode afirmar verdadeiramente constante é a necessidade de evoluir. Hoje em dia o AAE, Auxiliar de Ação Educativa, é um profissional completamente diferente daquilo que era no início do século, hoje em dia as IPSS, Instituições Particulares de Segurança Social, assumem-se como instituições educativas completamente diferentes daquilo que eram quando surgiram, a junção destes dois fatores com a evolução da sociedade leva a que necessitemos hoje em dia de um ensino pré-escolar virado para o futuro, para tal, cada vez mais se exige que as instituições possuam nos seus quadros pessoal com as competências necessárias para o desempenho das funções que lhes estão destinadas. No caso dos Docentes esse aspeto está claramente definido, fruto da formação específica pela qual passaram, mas no caso dos AAE essa definição já não é assim tão exata, apesar de ter existido nas décadas mais recentes uma evolução a este respeito, mesmo assim continuam a existir alguns resquícios de nebulosidade acerca deste tema. Torna-se premente a existência de um Quadro de Competências que consiga definir corretamente, de acordo com a necessidade das Instituições Educativas, e de acordo com as necessidades dos AAE, quais as competências que estes devem possuir para o correto desempenho das suas funções, só assim poderemos ter AAE que desempenhem as suas funções de forma completamente formada e informada. É aqui que entra em jogo outra questão muito importante, a Formação Profissional, esta assume-se como extremamente importante nos dias que correm e permitirá fazer frente as constantes transformações a que está sujeito o sistema de ensino e as leis que o regem. Este trabalho tem como objetivo a criação de um quadro de competências adequado às IPSS e aos AAE que foram alvo desta investigação, tendo sempre em conta que as IPSS são um tipo de instituição que se regem por regras algo diferentes do ensino público. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1124 Y1 - 2012 PB - No publisher defined