TY: THES T1 - Contributo(s) das TIC no processo de ensino/aprendizagem: um estudo de caso, utilizando a plataforma escola virtual A1 - Lourenço, Ana Rute Gouveia N2 - Desde sempre, o dinamismo educativo tem estado associado à (re)descoberta de estratégias, à (re)definição de metodologias, apostando em vários projectos, programas, iniciativas, entre outros, com vista à melhoria da qualidade de ensino. Experimentar e introduzir alterações na prática pedagógica, é uma maneira de tentar melhorar a aprendizagem dos alunos. Com este estudo, propomo-nos a apresentar um estudo de caso, com dados qualitativos e quantitativos, sustentando numa pedagogia não-directiva, recorrendo a uma prática educativa que utilizou as (novas) tecnologias aplicadas à sala de aula como instrumento ao serviço do conhecimento e, consequentemente, apresentar a pertinência de reflectir sobre novas didácticas e novos modos de aprender/ensinar. Com a crescente proliferação das tecnologias, é de esperar hoje o aproveitamento, das mesmas, no processo de ensino/aprendizagem. A utilização de recursos interactivos nesse processo, poderá ser um grande auxílio, pois permitirá aos alunos que aprendam a aprender nesta sociedade de informação da qual fazemos parte. Uma vez que vivemos na geração que clica, como considera Perrenoud (2000), a escola não pode ficar indiferente a estas novas mudanças. Estas transformações exigem, sem dúvida, novas concepções da actividade dos docentes, tornando-nos docentes mais reflexivos e implicados com as práticas educativas renovadas, como evidenciaremos neste estudo. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1127 Y1 - 2011 PB - No publisher defined