TY: THES T1 - Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos A1 - Martins, Helena Romani N2 - O presente relatório expõe factos relevantes que a experiência de estágio em E.P.E. e 1º C.E.B. do Mestrado na área de Formação de Professores ? Especialização em E.P.E. e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico proporcionou, entre eles, a própria continuidade educativa que se tentou assegurar entre as duas valências. Dar voz ativa aos educandos, respeitar os seus ritmos, partir dos seus interesses, planificar, avaliar com eles, agir de acordo com as suas necessidades, estimular a aprendizagem pela ação, pela descoberta/ investigação, proporcionar momentos de aprendizagem cooperativa, fomentar o diálogo e utilizar o jogo como meio de aprendizagem foram aspetos que se salientaram na prática e que por sua vez promovem o sucesso destes. A par destas atividades que se proporcionaram, envolveu-se a comunidade/família, a fim de poderem acompanhar e auxiliar o processo de ensino aprendizagem do educando facilitando assim a inserção e adaptação deste, no contexto escolar. A experiência de estágio tornou evidente a comparação existente entre estes dois níveis de ensino. Neste sentido, o presente relatório espelha as semelhanças e diferenças entre a Educação Pré-escolar (E.P.E.) e o 1º Ciclo do Ensino Básico (1º C.E.B.) UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1163 Y1 - 2012 PB - No publisher defined