TY: THES T1 - Caminho(s) da Profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico A1 - Cabral, Helena N2 - Conceitos como a pedagogia da diferenciação, metodologia do projeto e consequente entendimento da criança/aluno, como um ser ativo, têm sido capa de rosto do atual processo de ensino-aprendizagem, ao nível da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do EB. Perceber, em última instância, como se constrói, desenvolve e avalia todo o sistema educativo, parece ser útil e pertinente para um conhecimento mais prático e real de um mundo tão vasto como o da Educação. Também para ele concorrem o lado afetivo, o envolvimento pessoal, tal como o conhecimento do espaço onde a ação é desenvolvida, pois revelam-se como fatores cruciais para todo esse conhecimento pretendido. Aliando as perspetivas teóricas, com base nos modelos de Reggio Emília, High Scope e do Movimento da Escola Moderna, a todas as componentes de ordem prática a nível do Pré-Escolar, e as Pedagogias: Diretiva, Não-diretiva e Relacional no contexto de 1º Ciclo do EB, como os momentos de observação, planificação, execução e avaliação, é possível descrever, no presente relatório, todo um perfil profissional generalista, ainda que em construção, bem como todo o trabalho desenvolvido, em duas instituições, também elas definidas, ao longo de grande parte de um ano letivo. A nível metodológico realizou-se, por isso, um estudo com particularidades de um estudo de caso, inserido num paradigma qualitativo, sendo que os métodos de recolha de dados utilizados foram, essencialmente, os da entrevista, o da observação participante a todos os momentos letivos e o da análise documental a documentos como o Projeto Educativo, Regulamento Interno e o Plano Anual de Atividades. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1181 Y1 - 2012 PB - No publisher defined