TY: CHAP T1 - 3.2 ?Porque tenho de ler este livro?? Leitura literária no 3.º CEB ? Do ter de ler ao querer ler A1 - Silva, Inês Maria Lopes N2 - A leitura do texto literário no ensino reveste-se de enorme importância. É proporcionadora de gozo estético, permite ao aluno o desenvolvimento da imaginação e da capacidade de (re)elaboração da linguagem, a aquisição de saberes culturais, a possibilidade de chegar a sentidos cada vez mais complexos, o confronto de diferentes visões do mundo e o conhecimento de si e dos outros (e da sociedade como um todo). No entanto, nem sempre o aluno manifesta vontade de querer ler. Fá-lo muitas vezes por ser obrigado e para cumprir os requisitos de avaliação, lançando interrogações ao docente como ?Por que tenho de ler este livro??. Face a este cenário, cabe à escola desencadear essa vontade, levando-o a entender a leitura não como obrigação, mas como necessidade, como alimento primordial a consumir ao longo do percurso escolar e pela vida fora. Neste sentido, espera-se que o professor ensine a ler, desenvolvendo verdadeiras estratégias de leitor, que permitam ao aluno cruzar linguagens, sentidos e intenções, através percursos motivadores e significativos. O objetivo desta comunicação será, pois, apresentar um percurso de leitura literária, a partir de uma obra do corpus textual dos Programas de Português do Ensino Básico (2009), seguindo-se a perspetiva de análise comparativa dos discursos, proposta por Adam e Heidmann (2011), que propõem para o texto literário uma abordagem interdisciplinar. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1205 Y1 - 2012 PB - No publisher defined