TY: CHAP T1 - 4.2 Leitura: boas e novas práticas possibilitadas pelas novas tecnologias aplicadas à educação: motivando o aluno do século XXI A1 - Miranda, Emília Maria Santiago A1 - Weckelmann, Valéria Faria N2 - O presente trabalho relata um conjunto de experiências de incentivo à leitura desenvolvido em conjunto por professores com alunos do 1º. e 2º ciclos do Ensino Básico de Portugal, Brasil e França. As leituras de obras diversas de autores da lusofonia que escrevem para crianças e jovens, foram realizadas em contexto presencial em sala de aula, reunindo professores de Língua Portuguesa e respetivos alunos. A partir da leitura e debate das obras, uma série de atividades eram postas em prática, sempre em torno dos aspetos mais relevantes de cada capítulo dos livros, momento em que docentes de outras áreas do conhecimento como artes, língua inglesa, música se envolviam. O produto deste trabalho passou e continua sendo até ao presente momento compartilhado num ambiente virtual, suportado atualmente pela ferramenta Wordpress o que possibilita a construção de significados entre os intervenientes dos três contextos. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1206 Y1 - 2012 PB - No publisher defined