TY: THES T1 - (Re)configurar a prática educativa a partir da reflexão sobre o(s) contexto(s) A1 - Santos, Francisca N2 - O presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares Estágio I - Educação Pré-Escolar e Estágio II - 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, visando a experiência da estagiária durante a sua intervenção educativa. Este relatório teve por base uma revisão literária sobre as teorias públicas relativas aos dois contextos, bem como aos documentos orientadores da Educação Pré-Escolar (EPE) e do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) e, ainda, na opção metodológica que teve em conta uma recolha de dados de investigação, tais como: registos de observação, registos fotográficos, reflexões semanais, entre outros. Pode-se encontrar, ainda, a análise detalhada da experiência da estagiária na sua intervenção educativa, clarificando, desta forma, quais as estratégias aplicadas pela mesma após as leituras efetuadas, assim como o modo como problematizou a construção da profissionalidade. The present report was elaborated in the context of the curricular units ?Estágio I ? Educação Pré-Escolar? and ?Estágio II ? 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico?, undertaken at Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, covering the intern?s experience during her educational intervention. The report is based on a literature review about the public theories on both contexts, on the guiding documents of ?Educação Pré-Escolar (EPE)? and of 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB)? and also on the adopted methodology, which included a collection of research data, like records of observation, photographic records, weekly reflections, among others. The report also contains a detailed analysis of the intern?s experience during the educational intervention she conducted, clarifying the strategies she chose after completion of the readings, as well as the way in which she problematized the construction of professionality. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1228 Y1 - 2013 PB - No publisher defined