TY: THES T1 - O docente generalista : um percurso, um desafio, uma possibilidade de estabelecer pontes A1 - Rocha, Diana Isabel N2 - O estágio desenvolvido nas valências de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, proporcionou-nos vivências ao nível da intervenção pedagógica, aproximadas da realidade vindoura (prática profissional). Todas estas, advieram de uma prática, planeada, baseada na observação do contexto e análise do meio envolvente, mais precisamente, da Instituição, assim como das salas de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, nas quais o estágio profissionalizante se desenvolveu. Este foi um processo construído ao longo de oito meses, sustentado por uma investigação naturalista e um estudo exploratório, uma observação constante e uma atitude permanentemente crítica e reflexiva. Esta investigação também foi baseada em objetivos e intencionalidades pedagógicas adjacentes em documentos orientadores, sempre pensadas e adaptadas às faixas etárias e aos interesses dos grupos em questão. Uma intervenção educativa, centrada nas necessidades e motivações das crianças/alunos, mas também nos conteúdos relevantes para cada contexto, nas competências a promover e nas metas a atingir. Deste modo, o presente relatório, apresenta tal como acima transcrito, evidências do percurso desenvolvido ao longo do estágio profissionalizante.The internship developed in the scope of preschool and primary school education provided us experiences about the pedagogical intervention close to the future reality. These experiences were based on observation of the context and on the analysis of the surroundings, more precisely, about the Institution, as well as the classrooms in each levels of education, where the professionalizing internship was developed. This process lasted about eight months sustained by a naturalist investigation and an exploratory study, an incessant observation and a critical and reflective attitude. This investigation was based too on goals and pedagogical intentions described in guidance documents, always designed and tailored to age groups and to their interests. Even more, the pedagogical intervention was based on the one hand on the interests, needs and motivations and, on the other hand, on the content, skills and targets. So, the present report shows evidence along the internship held. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1237 Y1 - 2013 PB - No publisher defined