TY: THES T1 - Prática pedagógica de um profissional com dupla habilitação A1 - Silva, Sofia N2 - O presente relatório foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio I em Educação Pré-Escolar e Estágio II no 1º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da Mestre Irene Cortesão e do Mestre Pedro Ferreira, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Tendo em conta os objetivos definidos para o estágio profissionalizante, e de acordo com a prática vivenciada em sala de Educação Pré- Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, foram apresentados critérios específicos para a sua fundamentação, com a finalidade de relacionar reflexivamente a prática com a teoria. Neste sentido, adotaram-se variados procedimentos para desenvolver o presente relatório, sendo eles a análise documental (de documentos definidos pelo Ministério da Educação e documentos definidos pela instituição); pesquisas bibliográficas (complementando a prática com a teoria); análise e tratamento de dados de informações recolhidas em campo e registos de observação diários. Foram também realizadas comparações entre as duas valências, evidenciando semelhanças e diferenças observadas e vivenciadas e, refletiu-se também, acerca da transição de um contexto para o outro. Considera-se que esta experiência se tornou fundamental na aquisição de competências necessárias para a construção da profissionalização em contexto da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Alargaram-se os conhecimentos no sentido de uma prática reflexiva, indispensável ao crescimento pessoal e profissional, alicerce à futura prática docente.This report was done according to the Trainee I Curricular Units on Pre-School Teaching and Trainee II on Primary Teaching, for the Master degree in Pre-school and Primary School Teaching, under guidance of Master Irene Cortesão and Master Pedro Ferreira, from Paula Frassinetti School of Education. Considering the objectives defined for the professionalizing trainee, and according to practice in a Pre-school and Primary school classroom, some specific criteria were presented for its grounding, with the purpose of linking practice with theory. This way, several procedures were adopted to develop this report, such as document analysis (from documents established by the Ministry of Education and documents established by the institution); bibliographic research (complementing practice with theory); analysis and processing data of information collected on the field and daily observation records. It were also done comparisons between the two, highlighting similarities and differences observed and lived and, the transition between the two contexts was also an issue for the reflexion process. It is considered that this experience became fundamental in the acquisition of the necessary skills to the build the professionalization on a Pre-School and Primary School context. The knowledge was amplified in the sense of reflexive practice, essential to a personal and professional growth, foundation to a future as a teacher. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1251 Y1 - 2013 PB - No publisher defined