TY: THES T1 - Construção da identidade profissional dos docentes de educação especial A1 - Sarmento, Laura Maria Queirós de Oliveira N2 - O tema central da nossa investigação prende-se com a identidade profissional dos docentes de Educação Especial, dando enfoque aos processos de construção dessa mesma identidade. O objetivo principal deste trabalho é contribuir para a compreensão deste grupo de docentes. A metodologia associada a este estudo recorreu a procedimentos qualitativos. Neste domínio realizaram-se cinco entrevistas num Agrupamento, o que permitiu por em relevo a importância dos contextos na identidade profissional, bem como estudar os processos de construção identitária deste grupo de docentes. Apesar de considerarmos que há ainda muito a fazer no que concerne ao estudo da construção da identidade profissional dos docentes de Educação Especial, pensamos que este estudo realçou a singularidade de cada indivíduo, enfatizando que a identidade profissional está sempre associada a um processo dinâmico onde sobressaem, simultaneamente, a singularidade dos indivíduos, através da explicitação daquilo que os diferencia, e a universalidade, que transparece na comunhão daquilo que os une. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1341 Y1 - 2012 PB - No publisher defined