TY: THES T1 - A aprendizagem da leitura e da escrita na perspetiva de um profissional de habilitação conjunta A1 - Silva, Solange N2 - O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo demonstrar as experiências vividas ao longo dos estágios profissionalizantes realizados nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico Ao longo do percurso formativo, foram realizadas pesquisas com o objetivo de conhecer a perspetiva de diversos autores sobre assuntos relacionados com ambas as valências, estes sustentaram a prática pedagógica realizada pela estagiária, procurando, sempre, compreender de que forma esta se desenvolve e quais os aspetos que devemos ter mais em atenção como profissionais de educação. A realização deste documento prende-se também com a descrição da nossa prática profissional, onde explicitamos as várias fases como o observar/preparar, planear/planificar, agir/intervir e avaliar. A oportunidade de ter realizado o segundo estágio num 1º.ano de escolaridade permitiu-nos a vivência direta da iniciação à leitura e à escrita que suscitou em nós muito interesse e envolvimento, influenciando assim as nossas pesquisas bibliográficas e consequentemente o próprio título deste relatório ?A aprendizagem da Leitura e da Escrita na Perspetiva de um profissional de habilitação conjunta?.ABSTRACT The present internship report appears connected with the Masters in Pre-School Education and 1st Cycle of the Basic School, and has as objectives to demonstrate the experiences lived throughout the professionalizing internships fulfilled in the categories of Pre-School Education and 1st Cycle of the Basic School. Through the formative process, research was made, with the objective of knowing the perspective of varied authors about subjects related with both categories and these supported the teaching practice implemented by the intern, looking to comprehend in which way the latter develops and which aspects should be more object of concern, as school professionals. The writing of this document is also connected to the description of the professional practice, where it is explained the various stages, as the observe/prepare, projecting/planning, act/intervene and evaluate. The opportunity of taking the 2nd internship in a 1st year of school allowed us to live directly the initiation to reading and writing, which inspired in us the interest and the involvement, influentiating our bibliographical researches and consequently the title of this report ?The Learning of Reading and Writing in the Perspective of a professional of conjoined habilitation?. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1387 Y1 - 2014 PB - No publisher defined