TY: THES T1 - A influência do espaço na educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico A1 - Moreira, Liliana N2 - O atual relatório retrata o culminar do trabalho desenvolvido ao longo do estágio em Educação Pré-Escolar numa sala com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos e numa sala do 1.º ano de escolaridade, no âmbito do mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele aparecem refletidas as fases mais marcantes desta prática pedagógica, nomeadamente ao nível da importância do espaço como promotor de aprendizagens. Paralelamente, apresentam-se os instrumentos sociais e de organização do grupo, tendo como base o Movimento da Escola Moderna, utilizados na Educação Pré-Escolar. Simultaneamente, dá-se a conhecer os aspetos mais relevantes de todo o processo vivenciado nos últimos meses, que se organizou em quatro etapas fulcrais: observar, planificar, intervir e avaliar. Através destas, são apresentadas as principais semelhanças e diferenças entre as duas valências, sentidas ao longo de toda a prática pedagógica. Durante todo este processo e para a concretização das reflexões, foi primordial a consulta de legislação e de diversos referenciais teóricos que suportassem a prática pedagógica na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, em particular, no 1.º ano de escolaridade. ABSTRACT The current report describes the culmination of work over the stage in Pre-School Education in a Kindergarten room with ages between 2 and 5 years, as well as, in the first grade of 1st Cycle of Basic Education, integrated in the Education in the Pre-School and Education 1st Cycle of Basic Education Master. Here are reflected important stages of pedagogical practice, particularly in terms of the importance of space as a promoter of learning. In parallel, we present the social organization of the group and instruments, based on the Modern School Movement, used in Pre-School Education. Simultaneously, it gives to know the relevant aspects of the whole process experienced in recent months which is organized into four key steps: observe, plan, intervene and evaluate. Through these, we present the main similarities and differences between the two valences, felt throughout the pedagogical practice. Throughout this process and the achievement of reflections, was paramount to consult legislation and various theoretical frameworks that supported pedagogical practice in Preschool Education and 1 st Cycle of Basic Education, in particular, in 1st Grade schooling. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1397 Y1 - 2014 PB - No publisher defined