TY: THES T1 - Um percurso pela Educação Pré-Escolar e pelo Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico A1 - Moreira, Ivone Flávia N2 - Sendo a educação a base da construção de qualquer sociedade que se queira evoluída, conhecedora, formada e consciente, importa que se reflita sobre ela mesma. Ao longo do presente relatório será feita uma abordagem do ponto de vista teórico e prático do que foram dois grandes momentos, da construção da profissionalização de habilitação dupla, o estágio profissionalizante em Educação Pré- Escola e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A reflexão é um ponto de extrema importância para qualquer profissional da educação, sendo que esta reflexão não passa exclusivamente pela análise crítica da sua ação junto das crianças/ alunos e comunidade educativa, mas também pelo conhecimento dos mesmos e dos meios onde se inserem por forma a sustentar a ação. Entramos no campo da investigação. Tendo sempre uma base teórica, sustentada em autores de referência, não podemos esquecer que a educação em Portugal é também orientada por documentos legais que sofrem atualizações constantes. Assim, a reflexão e narrativa da experiência é também sustentada nos ditos pressupostos legais. Em suma, o período de experiência e a análise/ reflexão que se segue revelouse sem dúvida num momento de aprendizagem, com uma carga construtivista enorme, no sentido do desenvolvimento profissional, de um saber científico, de um espírito critico e consequentemente reflexivo, que não se pode ficar por aqui, mas que fora um belo ponto de partida para aprendizagens e enriquecimento profissional no futuro. ABSTRACT We believe that education is the foundation of building any society that wants evolved, knowledgeable, trained and conscious mind to reflect on herself. Throughout this report an approach from a theoretical and practical view is taken, the construction of dual professional qualification, the work experience in Pre - School Education and the 1st cycle of basic education. We talk about reflection because this is precisely a point of utmost importance for any professional education. This reflection does not go solely by the critical analysis of his action with children / students and the education community, but also the knowledge of and the means in which they operate in order to sustain the action. This is the research?s field. Having always a theoretical, point of view based on sustained authors, we can not forget that education in Portugal is also guided by legal documents that undergo constant updates Thus the narrative of reflection and experience is also supported by legal requirements. In short , the trial period and the analysis / reflection that follows it, has proved without doubt , that theses were times of constructivist learning , in the sense of professional development , a scientific knowledge , a critical spirit and therefore reflexive. This is not the end of the road, but that was a nice starting point for learning and professional growth in the future. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1399 Y1 - 2014 PB - No publisher defined