TY: CONF T1 - Potencialidades Pedagógicas de Manuais Digitais ? Representações de Professores em Formação A1 - Silva, Cristina Vieira A1 - Gonçalves, Daniela A1 - Nogueira, Isabel Cláudia N2 - A utilização de manuais digitais (MD) no contexto educativo tem vindo a ganhar uma importância crescente nos cenários educativos do século XXI (cf. Reynolds (2011)). Se as potencialidades destes dispositivos pedagógicos recolhem consenso, persiste, na literatura e no terreno educacional, alguma discussão quanto ao uso generalizado dos MD (cf. Rodríguez e Montero (2012)). De forma a melhor compreender as perceções de estudantes de uma ESE do Porto sobre as implicações pedagógicas relativas ao uso de MD, auscultámos 66 estudantes da Licenciatura em Educação Básica, o que nos permitiu identificar não só a sua experiência, enquanto formandos, mas também as implicações e o potencial pedagógico por estes percecionados, enquanto futuros professores do 1º e 2º CEB e educadores de infância, relativamente às potencialidades dos MD. Os dados foram recolhidos mediante inquérito por questionário. Os resultados obtidos revelaram, por um lado, a necessidade de uma maior divulgação e disponibilização de maior número e variedade de MD, e, por outro, que o seu potencial pedagógico é elevado. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1428 Y1 - 2013 PB - Universidade do Minho