TY: THES T1 - A inclusão de crianças com PEA: Dificuldades dos professores do ensino básico A1 - Silva, Marlene Patrícia Gomes N2 - A realização deste trabalho de investigação permitiu-nos perceber quais as perceções dos professores no que concerne às suas dificuldades, na inclusão do aluno com perturbações do espectro do autismo. Em função dos objetivos traçados fizemos uma contextualização teórica fazendo uma abordagem à escola inclusiva e aos modelos organizativos de resposta, salientando a sua importância. O professor, a sua formação e o papel que este representa na escola é também um dos pontos tratados neste trabalho. Dado o nosso estudo, se centrar na problemática do espectro do autismo abordamos o seu conceito e a inclusão da criança com esta problemática no contexto escolar. Na componente empírica podemos contar com uma amostra de 100 professores do ensino básico que através de um questionário nos permitiu perceber quais as dificuldades dos docentes na inclusão de crianças com perturbações espectro do autismo. O tratamento dos dados foi realizado com ajuda de um programa estatístico (SPSS) que nos possibilitou confirmar ou infirmar as hipóteses formuladas acerca da problemática em estudo. No que se refere à, identificação das características dos alunos com PEA, podemos dizer que os docentes, no geral, não identificam corretamente as características destas crianças. Foram visíveis as dificuldades apontadas no que se refere aos recursos disponibilizados pela escola e também a falha de recursos humanos de apoio a estas crianças. Essas dificuldades destacaram-se novamente quando questionadas as funções dos docentes na escola inclusiva. No que se refere às dificuldades quanto à formação; ao trabalho em inclusão; e à gestão da inclusão, podemos verificar que os docentes admitem sentir dificuldades na grande maioria das situações propostas.The achievement of this research allowed us to understand the perceptions of teachers in relation to their difficulties in the inclusion of students with autism spectrum disorders. Depending on the objectives outlined we made a theoretical context making an approach for inclusive schools and the organizational response models, emphasizing their importance. The teacher, their training and the role he plays in school is also one of the issues addressed in this work. Given our study focusing on the problem of autism spectrum we approach its concept and the inclusion of children with this problem in the school context. In the empirical part we rely on a sample of 100 primary school teachers using a survey that allowed us to realize which were the difficulties of teachers in inclusion of children with autism spectrum disorders. Data analysis was performed with the help of a statistical program (SPSS) which enabled us to confirm or disprove hypotheses regarding the problem under study. As regards the identification of the characteristics of students with PEA, we can say that the teachers in general, do not correctly identify the characteristics of these children. It were visible the difficulties pointed out in relation to the resources provided by the school and also the failure of human resources in supporting these children. These difficulties were highlighted again when questioned the roles of teachers in inclusive schools. With regard to the difficulties in training, in addition to the work, and the management of inclusion, we can see that teachers admit feeling difficulties in most proposed situations. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1439 Y1 - 2014 PB - No publisher defined