TY: THES T1 - A importância da consciência fonológica na promoção da linguagem nos pré-leitores A1 - Durães, Susana Maria e Santos N2 - A presente investigação apresenta como finalidade a obtenção de dados sobre a ocorrência de alterações no domínio da área da linguagem em crianças pré-leitoras, focalizando a sua intervenção num programa específico de consciência fonológica. Este estudo ilustra o desempenho de um grupo de crianças com cinco anos de idade a frequentar o ensino pré-escolar, o qual é composto por seis indivíduos. Num primeiro momento a linguagem foi avaliada através das Provas de Avaliação da Linguagem e da Afasia em Português ? PALPA P. Neste foram considerados três grupos, mais concretamente, o processamento fonológico, a compreensão de palavras e imagens, e a compreensão de frases. No total foram realizadas dezassete provas. A partir da análise dos resultados destas criou-se o perfil intra-individual de cada indivíduo. Após essa avaliação, delineou-se um plano de intervenção de grupo no âmbito da consciência fonológica, tendo em consideração os diferentes domínios, a consciência da palavra, a consciência silábica, a consciência intrassilábica e a consciência fonémica. Sendo este articulado com diferentes tipos de tarefa cognitiva, como a identificação, a segmentação, a contagem, a manipulação e a produção. Além disto, foi desenhado um programa individual que abordou os parâmetros de erro observados nas provas aplicadas. Foram realizadas vinte sessões, individuais e de grupo. Posteriormente à operacionalização do mesmo, avaliaram-se os progressos dos alunos que indicaram uma evolução a nível do processamento fonológico, da compreensão palavras e imagens, assim como da compreensão de frases. Constatou-se, assim, que a intervenção através de estratégias específicas de consciência fonológica contribuem para melhorar a linguagem.ABSTRACT This investigation aims to obtain data about the occurrence of changes in the area of language in pre-reading children, focusing its intervention on a specific phonological awareness program. The study illustrates the performance of a group of five-year-old children attending pre-school, which is composed of six individuals. Initially, the language was assessed using the Tasks for the Assessment of Language Processing and Aphasia in Portuguese. Three groups were considered: the phonologic processsing, the comprehension of words and images and comprehension of sentences. In total, this entailed the completion of 17 tasks. The analysis of the results allowed creating the intra-individual profile of each student. Upon such analysis we outlined a group intervention plan concerning phonological awareness, taking into consideration its different subsets, the awareness of words, the syllable awareness, the intra-syllable awareness and the phonemic awareness. This was achieved in articulation with different types of cognitive tasks, such as identification, segmentation, counting, manipulation and production. Moreover, an individual program was drawn up approaching the error parameters observed in the applied tasks. This stage was completed in twenty sessions, both individual and in group. Following its operationalization the students were assessed in terms of their progress, which showed an evolution in their phonological processing, comprehension of words and images, as well as of sentences. Thus, it became clear intervening through the use of phonological awareness specific strategies indeed contributes to improve the language. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1447 Y1 - 2014 PB - No publisher defined