TY: THES T1 - Princípios pedagógicos promotores de sucesso educativo A1 - Moura, Ana N2 - O presente relatório pretende ilustrar a experiência da prática pedagógica desenvolvida em contexto da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, serão abordadas, ao longo do relatório, as perspetivas teóricas sobre ambos os contextos procurando referenciar, de acordo com a intervenção educativa, fundamentação teórica de diversos autores. É referido, nas metodologias de intervenção, utilizadas ao longo do processo de estágio, as opções metodológicas utilizadas, as técnicas e os instrumentos de recolha e análise de dados selecionados. Foi realizada uma articulação entre a teoria e a prática educativa, apoiada numa constante reflexão no que respeita o ato de observar, planificar, agir e avaliar. Este relatório espelha também o envolvimento de uma estagiária ao longo da sua prática educativa e apresenta algumas evidências que retratam o perfil de um profissional. Assim, a intervenção educativa, em ambos os contextos, pautou-se por pedagogias, modelos, métodos pedagógicos e por quatro princípios pedagógicos cruciais: princípio da procura constante, princípio da coerência, princípio da diversidade e princípio da motivação, através dos quais, procurou criar um clima harmonioso, promotor de aprendizagens eficazes e de sucesso. Este documento contém ainda um balanço final com o intuito de se realizar uma autoavaliação e reflexão de todo o processo desenvolvido ao longo da prática pedagógica bem como das dificuldades e lacunas demonstradas. Este processo foi fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional pois contribuiu para a construção da profissionalização. ABSTRACT This report seeks to illustrate the teaching practice experience developed in the context of pre-school education and 1st cycle of basic education. In this way, the theorical perspectives will be addressed by this report, on both contexts looking for reference, according to the educational intervention, theoretical foundation of several authors. It is referred to in the intervention methodologies used throughout the internship process, the methodological options used, the techniques and tools for collecting and selected data analysis. It was made an articulation among the theorical and practical education, supported by a constant refletion by observing, planning, acting and making an evaluation. This report shows the envolvment of an internship along her way and presents some evidences which are similar to a professional. Like that, the educational intervention, on both contexts, has some pedagogies, models, pedagogic methods and for four main pedagogic principals: constant looking, coherence; diversity andº motivation. Through out them, it is looking for a calm state of mind, which promotes a good learning and success. This document also has a final balance made in order to do a self assessement and a refletion of all process made during the pedagogic practical as well as the difficulties and gaps showned. This work was a great suport to my personal and professional growing. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1518 Y1 - 2015 PB - No publisher defined