TY: THES T1 - A praxis como foco da pedagogia construtivista: Planificar, agir e avaliar A1 - Rocha, Catarina Dolores N2 - O presente relatório pretende evidenciar o percurso de estágio profissionalizante, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico. A partir da observação e conhecimento das necessidades da instituição, do grupo, da equipa pedagógica, dos pais e comunidade socorremo-nos, ao longo do estágio, de uma intervenção adequada, tendo em vista a praxis, palavra que deriva do latim e que significa ação. Deste modo, o presente relatório contém uma análise e reflexão dos dois contextos onde decorreu o estágio, acompanhada de teoria que sustenta toda a intervenção educativa baseada na implicação da criança no processo de ensino aprendizagem. Serão, ainda, feitas comparações entre as duas valências, apontando semelhanças e dissemelhanças no processo de levar a criança a praticar/participar em todo o processo de ação: Planificar, Agir e Avaliar.ABSTRACT This report aims to highlight the work experience course within the Master in Preschool Education and First Cycle of Basic Education. From the observation and knowledge of the institution's needs, the group, the teaching staff, parents and community search for us over the process in the two contexts an appropriate intervention, with a view to praxis, word derived from Latin and means action. Thus, this report contains an analysis and reflection of the two contexts where the stage took place, accompanied by theory behind all educational intervention based on involving the child in the teaching and learning process. There will also be made comparisons between the two valences, similarities and dissimilarities pointing in the process of taking the child to practice / participate in the whole process of action: Plan, Act and Evaluate. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1524 Y1 - 2015 PB - No publisher defined