TY: THES T1 - O lúdico no processo de ensino-aprendizagem A1 - Silva, Ana Rita N2 - A Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico apresentam-se como as primeiras etapas da Educação Básica e, como tal, devem promover nas crianças que nelas ingressam, a aquisição de competências que permitam e promovam o seu desenvolvimento a nível dos domínios cognitivo, psicomotor e sócio afetivo. Neste sentido, o presente relatório é apresentado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico e visa retratar, refletir e analisar criticamente as experiências vividas em dois estágios profissionalizantes: o primeiro com um grupo de crianças com cinco anos e o segundo com uma turma do 2º ano. Este trabalho inicia-se com uma nota introdutória, onde são apresentados os objetivos a atingir, seguindo-se um confronto teórico e uma análise e comparação de ambos os contextos, passando de seguida para uma descrição da intervenção educativa, terminando com uma reflexão acerca da profissionalização. Como consequência de um processo reflexivo e investigativo, percebeu-se que, apesar de algumas distinções, as duas valências em estudo assemelham-se em muitos aspetos, nomeadamente ao facto do educador e professor trabalharem no mesmo sentido: organizar o seu trabalho em consonância com as capacidades, necessidades, limitações e interesses do grupo e de cada criança individualmente, promovendo aprendizagens ativas e significativas que possibilitem o seu desenvolvimento futuro enquanto adultos competentes e habilitados. Em suma, desta reflexão resultou o pressuposto de que, enquanto futuros profissionais generalistas, a transição entre as duas fases de aprendizagem será realizada de uma forma mais harmoniosa, mais articulada e mais estável e, consequentemente, mais positiva e eficaz para os protagonistas da educação: as crianças. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2113 Y1 - 2015 PB - No publisher defined