TY: CONF T1 - Competências transversais de Educadores/as e Professores/as do 1º ciclo do Ensino Básico : o futuro como razão de ser do presente A1 - Gouveia, João A1 - Craveiro, Clara A1 - Silva, Brigite A1 - Santos, Cecília A1 - Brandão, Isabel A1 - Martins, Marta N2 - Em sociedade marcadas por evoluções lentas, a definição de estratégias pode confinar-se a lógicas de curto e médio prazo. No caso das escolas, é esse o horizonte temporal dos projetos educativos, onde se inscrevem (e limitam) os objetivos e finalidades de desempenho profissional docente. Assim sendo, as necessidades de formação (inicial ou contínua) de professores, por muito estruturados que sejam os diagnósticos, têm como referente temporal mais comum o imediato (lógica reativa). Acontece que a sociedade hodierna se caracteriza por mudança e imprevisibilidade, sendo esta última, em grande medida, resultante de processos de mudança multifatoriais, de causalidade emergente e de alteração rápida. Sendo impossível eliminar a imprevisibilidade face ao futuro, nada impede, contudo, que se pense a longo prazo. Como vários prospetivistas afirmam (Carneiro, 2000, Drucker, 1993, Godet, 1995, Friedman, 2010, Watson, 2009), é exatamente a vertigem da mudança que justifica a antecipação de futuros possíveis, de modo a garantir o que há de mais importante na dimensão humana - a capacidade de, sem fatalismos, projetar o futuro. Para isso, é imprescindível que os agentes educativos sejam capazes de identificar tendências e de antecipar eventuais consequências para as instituições educativas e para os profissionais da educação. Este projeto nasce dessa preocupação e visa, ao nível do perfil de desempenho dos/as professores/as e educadores/as, saber o que está a empurrar a educação e a atividade docente para o futuro (as principais tendências) e, fruto disso, identificar as competências transversais mais importantes, dessa forma estruturando a gestão de professores e educadores (recrutamento e seleção, formação inicial e contínua, avaliação de desempenho, progressão na carreira, entre outros). Com este projeto, instituições educativas (empregadoras) e de ensino superior (formadoras) poderão antecipar futuros cenários da educação e disporão de um perfil de competências transversais adequadas ao presente e ao futuro da educação. Com a presente comunicação, apresentaremos as principais conclusões obtidas até à data, designadamente a identificação e caraterização de tendências, face aos novos perfis emergentes que caracterizam a profissionalidade docente, e um primeiro mapeamento de competências transversais. A metodologia é de índole qualitativa. Para além da consulta documental, para o estado atual da arte na identificação das principais tendências da educação e possíveis consequências para cenarizações de futuro, proceder-se-á a um mapeamento de competências transversais, com base na auscultação de educadores/as de infância e professores/as do 1.o ciclo (inquéritos por questionário e entrevistas), docentes do ensino superior e reconhecidos/as especialistas na formação de professores (grupos de foco e de discussão). UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2132 Y1 - 2014 PB - CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas