TY: THES T1 - Cultura Digital ao serviço das Aprendizagens no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico A1 - Oliveira, Rita Maria Campos N2 - Este relatório é o resultado da experiência vivida em contexto de estágio profissionalizante em ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado na Área de Formação de Professores. O professor hodierno deve ter a capacidade de se adaptar às novas gerações que, segundo alguns autores, são a geração playstation ou os nativos digitais. Essa capacidade passa, em nosso entender, por integrar as tecnologias da informação e comunicação (TIC) no processo de ensino e de aprendizagem. Esta abordagem, utilizando assim as TIC, promoverá, certamente, mais aprendizagens significativas e efetivas. Foi neste âmbito que a nossa intervenção educativa teve como principal enfoque as aprendizagens ativas ? sendo o aluno e a sua aprendizagem o centro de toda a ação ? e a construção do conhecimento mediada pelas ferramentas digitais, recorrendo, para tal, a pressupostos teóricos tendo em conta a sustentação de toda a prática pedagógica preconizada. O desenvolvimento da prática profissional ocorreu na mesma instituição educativo em ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2175 Y1 - 2015 PB - No publisher defined