TY: THES T1 - Uma viagem pela Pedagogia da Consideração na promoção de competências facilitadoras da transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico A1 - Almeida, Susana Filomena Rodrigues de N2 - O presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar. Este relatório cujo tema aborda a transição das crianças da educação pré-escolar para o 1º ciclo do Ensino básico, pretende mostrar como um grupo de crianças de 5 anos, ao longo do ano letivo, vivenciou o processo de transição e de que forma o trabalho pedagógico foi articulado no sentido de minimizar os receios por parte das famílias e no despertar de sentimentos positivos nas crianças em relação à nova escola, tendo sempre por base, a pedagogia adotada pela instituição, a pedagogia da Consideração pela Criança. A intervenção pedagógica foi planeada tendo em conta a pedagogia referida, onde foram criadas estratégias para proporcionar uma transição estável e competente por parte da criança e ações e iniciativas que apoiassem e elucidassem os pais para as questões mais inquietantes nesta fase de transição. Este relatório tem como finalidade apresentar todo o percurso realizado. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2200 Y1 - 2015 PB - No publisher defined