TY: THES T1 - As Interações entre crianças e os seus pares com Necessidades Educativas Especiais A1 - Saraiva, Inês Oliveira N2 - Este relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar tem como objetivo apresentar uma descrição e reflexão sobre a prática de ensino supervisionada e salientar o trabalho desenvolvido com vista a compreender como é que o grupo de crianças interage e aceita os seus pares com NEE, na instituição onde decorreu o estágio. O estágio realizou-se com um grupo de três anos de idade, composto por 17 crianças (4 com NEE). A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e descritiva. Foram aplicados, como instrumentos para recolha de informação, registos de observação, registos fotográficos, entrevistas à educadora do ensino especial, à educadora cooperante e às crianças. Desta forma os dados recolhidos permitiram concluir que os pares incluem as crianças diferentes, mas têm dificuldades em lidar com estas. Enquanto profissionais de educação de infância, pretendemos, com este trabalho, refletir sobre as necessidades das crianças, sublinhando a importância de incutir na vida das crianças valores como a convivência com a diferença, a igualdade de oportunidades, a amizade, a partilha entre todos, proporcionando uma interação e uma atitude mais positiva com as crianças diferentes. Com certeza estes são alguns caminhos para alcançamos crianças felizes e capazes de estabelecer relação empáticas e positivas com os outros. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2210 Y1 - 2014 PB - No publisher defined