TY: THES T1 - Educação especial e educação intercultural: como são vistas as crianças ciganas e surdas do pré-escolar pelas suas mães- o desejo de ser A1 - Santos, Tânia Daniela Graça dos N2 - Este estudo surgiu da necessidade de refletir e compreender melhor as questões da deficiência, nomeadamente auditiva, na perspetiva de uma comunidade com características culturais muito próprias, a comunidade cigana. Portanto, a nossa pesquisa se insere no âmbito da Educação Especial, visto que as nossas preocupações se constituem em conhecer mais a problemática em questão para poder melhor intervir em contextos compostos por grupos com tais características ou Necessidades Educativas Especiais. Assim, ao longo deste trabalho, poderemos observar que ainda nos dias de hoje as crianças portadoras de deficiência ou pertencentes a outras minorias são alvo de ações discriminatórias e ainda não encontram à sua disposição uma educação capaz de lhes dar respostas eficazes sem as segregar. Acreditamos que a Educação Intercultural num futuro, que esperamos que seja próximo, fará toda a diferença na aceitação e compreensão destas minorias enquanto membros da sociedade, por isso acreditamos ser necessária a articulação entre a Educação Especial e a Educação Intercultural, esta por questões de abrangência e conceito parecenos mais transversal e pode contribuir para uma ação de inclusão mais refletida, consciente e apropriada. A principal intenção deste projeto é compreender qual a visão das mães ciganas face ao futuro dos filhos surdos numa sociedade preconceituosa, que se recusa, muitas vezes, a aceitar as diferenças, quer no que respeita à deficiência quer no que respeita à cultura étnica. Por outro lado, pretendemos entender qual o olhar das mães face à escola enquanto agente de socialização e integração das crianças ciganas surdas na sociedade. Para a realização do nosso estudo recorremos aos princípios teóricos norteadores da Educação Especial e da Educação Intercultural, nossos principais campos conceptuais, além da metodologia de investigação de natureza qualitativa e estruturada através de entrevistas com o objetivo de que estas nos situasse face a nossa principal questão ou pergunta de partida, ou seja, ?De que forma as crianças surdas, do pré-escolar, pertencentes à comunidade cigana são percebidas pelas suas mães?? UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2216 Y1 - 2015 PB - No publisher defined