TY: THES T1 - Pedagogia do Deslumbramento - O texto literário, o animador de leitura e as estratégias de animação A1 - Freire, Elisabete Maria Teixeira N2 - Hoje em dia, encontramos nas escolas, terreno propício ao laboro de mentes criativas, docentes desacreditados de si mesmos e das práticas que diariamente operam e a quem a docência já não deslumbra como outrora. Por outro lado, deparamo-nos com alunos igualmente desmotivados, agitados e indisciplinados para quem a escola está muito longe das expectativas que haviam criado. Perante esta realidade, torna-se urgente uma mudança de paradigma e impõe-se a instituição de uma nova pedagogia ? uma Pedagogia do Deslumbramento - pela palavra e pela leitura do texto literário. Socorrendo-nos de uma investigação de índole qualitativa procuramos perceber o que poderá ser esta Pedagogia do Deslumbramento e de que forma poderá ser posta em prática, para além de buscarmos o conhecimento acerca de um professor que a possa adotar em contexto educativo ? o professor deslumbrador. Alicerçando-nos no conhecimento mais profundo que as narrativas biográficas nos proporcionam, procuramos conhecer as principais motivações que os professores revelam para a docência bem como as práticas que operam e as dificuldades que sentem diariamente. Da recolha de dados que realizámos no contexto da Escola Básica de Agualva, concelho de Sintra ? observação direta e participante, entrevistas aos docentes e análise documental ? conseguimos aferir das estratégias que poderão ser indutoras de deslumbramento, havendo igualmente conseguido traçar um perfil de competências para o professor-deslumbrador. No estudo que agora se apresenta ao leitor, conseguimos concluir, portanto, da urgência e importância de instauração de uma Pedagogia do Deslumbramento, da necessidade de formação de um professor-deslumbrador, bem como das estratégias, atividades e dispositivos pedagógicos que se instituem como ferramentas indispensáveis ao deslumbramento que se pretende alcançar, tendo sempre como fim primeiro e último a utilização do texto literário nas suas infinitas possibilidades de exploração e a criação de hábitos leitores nas crianças. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2227 Y1 - 2015 PB - No publisher defined