TY: THES T1 - O Lúdico como Motivação para a Aprendizagem A1 - Barbosa, Joana Isabel Ribeiro N2 - O presente relatório de investigação foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio I e II, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e intitula-se ?O Lúdico como Motivação para a aprendizagem?. Esta temática foi investigada no contexto de uma sala de três anos, da educação pré-escolar, e de uma turma de 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação teve como objetivos: identificar o tipo de brincadeiras que as crianças mais gostam; identificar o tipo de brincadeiras que contribuem para a aprendizagem; e perceber se as atividades lúdicas que motivam as crianças contribuem para novas aprendizagens. A intervenção realizada despontou interesse em aplicar metodologias que promovessem a aprendizagem através do lúdico, tendo em conta as propostas de atividades elaboradas. Desta forma, foram utilizados como instrumentos de recolha de dados qualitativos, os registos de observação, o portfólio reflexivo da estagiária e o grupo de discussão focalizada. A revisão bibliográfica sobre o tema ajudou a suportar o trabalho elaborado. As observações realizadas durante a prática foram fundamentais, uma vez que através destas foram recolhidos dados, que se tornaram significativos na investigação. Os resultados obtidos demonstraram que a aprendizagem através do lúdico tem um impacto positivo nas crianças, estas ficam mais motivadas e, consequentemente, as aprendizagens realizadas tornam-se significativas. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2277 Y1 - 2016 PB - No publisher defined