TY: THES T1 - Ajudaris: Ajudar, juntar, unir, dar, apoiar, retribuir, incluir, socializar: o impacto do projeto nas Instituições Educativas A1 - Pinheiro, Vanessa Ariana Eiras N2 - O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da Doutora Daniela Gonçalves, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Este relatório de investigação tem como objetivo expor qual a importância da leitura na formação social de um individuo, ressaltando que é por meio da leitura que podemos formar cidadãos críticos, uma condição indispensável para o exercício da cidadania. A leitura e a escrita é um processo contínuo, cujo sucesso é determinado em larga escala pela ação intencional dos educadores/ professores. Estes profissionais devem encorajar a emergência dos comportamentos leitores, organizando ambientes educativos onde a literacia tenha um papel relevante. Como apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional, tornou-se relevante compreender e descrever o contributo de várias abordagens e perspetivas sobre a importância da leitura para a formação de melhores cidadãos. Nesse sentido, apresentar-se-á o impacto do projeto ?Histórias da Ajudaris? nas instituições educativas, compreendendo em que medida o projeto vai ao encontro com os princípios que definem um ensino/aprendizagem orientado para o desenvolvimento de competências transversais no domínio da literacia, bem como o desenvolvimento pleno da cidadania. Para isso, foram adotados diversos procedimentos metodológicos em articulação com os objetivos de investigação, destacando-se a pesquisa das diferentes teorias públicas que sustentam o tema, a análise documental, a aplicação de um inquérito por questionário e as análises descrita e inferencial dos dados de investigação. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2281 Y1 - 2016 PB - No publisher defined