TY: THES T1 - As famílias como parceiras na aprendizagem das crianças A1 - Gomes, Mariana Moreira N2 - Hoje em dia, a relação escola-famílias é um aspeto essencial na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Esta relação contribuí positivamente para o sucesso escolar das mesmas. Assim, a relação escola-famílias é o suporte da estruturação e construção desta investigação. Com esta investigação e partindo da necessidade em transformar o espaço escolar num espaço aberto à participação e envolvimento de todos, os encarregados de educação têm cada vez mais um papel fulcral em todo o processo de aprendizagem. Desta forma, a presente investigação tem como pergunta de partida, ?De que forma a relação escola-famílias é potenciadora de novas aprendizagens nas crianças??, tendo em conta as perceções dos agentes educacionais e os registos de observação. Assim sendo, nesta investigação recorreu-se a uma metodologia mista, dado que o estudo centrou-se numa metodologia qualitativa e numa metodologia quantitativa. A metodologia qualitativa envolveu técnicas específicas como a entrevista e a observação participante enquanto na metodologia quantitativa optou-se pela construção de inquéritos por questionário. Os resultados da investigação aventam que não existe uma diferenciação entre a opinião das profissionais de educação e os encarregados de educação, na medida em que ambos os agentes educacionais reconhecem a existência do envolvimento parental e da sua importância. Constata-se ainda, que existe uma boa colaboração entre ambos. A opinião dessa boa colaboração é partilhada tanto pelos profissionais de educação como pelos encarregados de educação, apontando deste modo, a influência que essa colaboração tem no processo de aprendizagem da criança. Concluindo assim, que a relação escola-famílias é um elemento fundamental em todo o processo de ensino-aprendizagem. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2290 Y1 - 2016 PB - No publisher defined