TY: THES T1 - Sim! Tenho paralisia cerebral - um estudo de caso A1 - Coutinho, Susana Alexandra Faria Tavares N2 - O presente relatório de estágio centrou-se num estudo de caso sobre a Paralisia Cerebral. Com este, tivemos como objetivo estudar uma criança do sexo masculino com 6 anos de idade a frequentar pela primeira vez, a sala dos 5 anos da Educação Pré-Escolar, do presente ano letivo. No que respeita ao enquadramento teórico, aprofundamos as temáticas relativas ao sistema organizacional da educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, e como o tema norteador deste relatório se centra nas Necessidades Educativas Especiais, abordamos temáticas sobre a legislação Portuguesa relativamente à Educação Especial, dando enfoque ao Decreto-lei nº 3/2008 e o Decreto-lei nº 281/2009. Foram abordados os princípios da Declaração de Salamanca, realçamos os Princípios da Inclusão e as temáticas inerentes ao estudo de caso. Ao abordarmos a Paralisia Cerebral foi possível compreender a etiologia, as problemáticas associadas e quais as medidas que devem ser tomadas por parte dos Profissionais. A pesquisa descrita em todo o relatório, indagou a especificidade da Paralisia Cerebral da criança em questão, compreendendo quais as suas dificuldades, evidenciando os pontos fortes e menos fortes, e quais a estratégias curriculares propostas pelos profissionais de Educação. Abordamos o papel da escola e da equipa multidisciplinar bem como o da família e a articulação existente entre ambos de modo a proporcionar uma aprendizagem e evolução significativas da criança. Debruçamo-nos detalhadamente na análise e discussão dos resultados obtidos através das entrevistas aplicadas aos demais intervenientes para que nos fosse possível compreender a opinião dos inquiridos sobre a adoção de estratégias conjuntas que estimulem a adequação e desenvolvimento de comportamentos nos diferentes contextos. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2301 Y1 - 2016 PB - No publisher defined