TY: THES T1 - Metodologia de Trabalho de Projeto: uma abordagem estimulante no processo educativo A1 - Ruas, Ana Rita Correia N2 - Acredita-se que a metodologia de projeto é bastante enriquecedora para crianças e adultos promovendo a exploração de diversos aspetos que são fundamentais no desenvolvimento de indivíduos de sucesso como, a capacidade de trabalhar de forma cooperativa, o interesse e autonomia, a capacidade de pesquisa e de investigação, a resolução de problemas/questões, entre muitas outras importantes competências. Nos dias de hoje verifica-se a existência de cada vez mais projetos desenvolvido em salas de Jardim-de-infância de acordo com a Metodologia de projeto. Seguindo esta perspetiva, interrogamo-nos se as práticas desta metodologia não poderiam ser também enriquecedoras para crianças que frequentam o 1º Ciclo, onde muitas vezes encontramos desmotivação e falta daquela curiosidade e vontade de saber, observada em contexto do Pré-escolar. Com isto, interrogamo-nos como se articulam as aprendizagens nas diferentes áreas de conteúdo como, a área da linguagem oral e abordagem à escrita, a área da matemática e a área do conhecimento do mundo, com o que se aprende nas disciplinas do português, da matemática e do estudo do meio, respetivamente no contexto do primeiro ciclo do ensino básico. Interrogamo-nos também se será possível relacionar estas áreas, utilizando a Metodologia de trabalho de projeto, tendo como base a promoção de um desenvolvimento equilibrado das crianças e a contribuição para a sua formação enquanto cidadãos ativos e responsáveis. O presente documento reflete sobre a intervenção realizada em Pré-escolar, no âmbito do trabalho de projeto, e na intervenção em 1º Ciclo de Educação Básica. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2314 Y1 - 2016 PB - No publisher defined