TY: THES T1 - Conceção e implementação de adequações curriculares individuais para alunos com incapacidade intelectual: perspetivas dos professores do 2º CEB A1 - Sequeira, Cristiana da Costa N2 - O presente estudo assume como objetivo geral compreender o processo de conceção e implementação de Adequações Curriculares Individuais para alunos com Incapacidade Intelectual no 2ºCEB. As Adequações Curriculares Individuais são uma das possíveis e mais frequentes medidas educativas destinadas a alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), previstas no Decreto-Lei 3/2008, de 07 de janeiro. Apesar de largamente utilizada, nomeadamente para crianças com Incapacidade Intelectual (I.I.) ligeira, esta medida levanta muitas questões, dúvidas e dificuldades aos professores do Ensino Regular, que são os elementos responsáveis pela sua conceção e implementação. No sentido de identificar os constrangimentos com que estes agentes têm de lidar e quais as estratégias normalmente utilizadas foram realizadas entrevistas, partindo de um guião semiestruturado, a cinco professores do 2ºCEB que tivessem a experiência de aplicar ACI a alunos com Incapacidade Intelectual. Procedeu-se à análise semi-indutiva dos dados, seguindo, assim, uma metodologia qualitativa. Da análise do discurso dos participantes emergiram como principais resultados do estudo a presença de um elevado número de dificuldades e constrangimentos quer à conceção, quer à implementação desta medida. Na conceção destacam-se as dificuldades que ainda persistem na compreensão do que significa esta medida, verificando-se uma tendência para a redução de conteúdos e um facilitismo nos momentos de avaliação. Na dimensão da implementação, as dificuldades em responder simultaneamente aos alunos com ACI e aos restantes colegas da turma emerge como uma das mais referidas, verificando-se estratégias sobretudo baseadas em encontrar tarefas alternativas para o aluno com I.I., atentar à sua localização em sala de aula, procurando a ajuda também dos colegas de turma, fomentar a sua participação, entre outras. Os resultados apontam ainda para a necessidade de atentar à perceção dos professores acerca da Gestão Curricular, tendo-se constatado uma maior identificação dos participantes com uma visão uniformizadora do Currículo, e do Processo de Inclusão de alunos com NEE, emergindo a este nível a necessidade de uma maior aposta na formação nesta área. Assim, foi possível concluir que a conceção e implementação das ACI se encontram revestidas de dificuldades e dúvidas, sendo necessário encontrar formas de promover nos professores as competências e conhecimentos que garantam que a implementação da medida contribui efetivamente para o processo de ensino-aprendizagem das crianças e jovens com Incapacidade Intelectual. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2465 Y1 - 2017 PB - No publisher defined