TY: THES T1 - A Hora do Conto no Jardim de Infância A1 - Tato, Joana Vasconcelos Fernandes N2 - O presente relatório de investigação, com a temática ?A Hora do Conto no Jardim de Infância?, surge com o objetivo de refletirmos sobre a importância atribuída à Hora do Conto na Educação Pré-Escolar. Assim, escolhemos realizar um estudo sobre os recursos e as estratégias que os educadores utilizam para dinamizarem a Hora do Conto. Através deste estudo, pretendemos identificar e analisar o papel e a importância das histórias neste contexto. Com esta investigação, pretendemos explorar os comportamentos dos educadores na dinamização da Hora do Conto, como também mencionar não só as estratégias, mas também os recursos que os educadores utilizam para aproximar as crianças das histórias. A metodologia adotada para a execução da componente empírica deste processo investigativo é de natureza mista, uma vez que assenta numa tipologia de investigação quantitativa e qualitativa. Como instrumentos de investigação foram utilizados: registos; uma entrevista semi-estruturada às crianças da sala dos 4 anos; uma entrevista semiestruturada às educadoras da instituição, das salas dos 3, 4 e 5 anos; e um inquérito por questionário a educadores com grupo atribuído. Este estudo vem demonstrar que ainda há uma insuficiência de estratégias e recursos mobilizados na dinamização da Hora do Conto nos jardins de infância, e quando é feito um esforço dos educadores nesse sentido, os resultados obtidos apontam para uma melhoria no desenvolvimento das crianças. Desejamos que a nossa investigação leve os educadores a refletirem sobre as suas práticas na dinamização da Hora do Conto, contribuindo para uma mudança nas suas atitudes e que suscite nos educadores a vontade de investirem na Hora do Conto, pois estamos convictos de que esta experiência promoverá a qualidade da profissionalidade docente no jardim de infância, como constituíra uma mais-valia para o desenvolvimento das crianças. Desta forma, gostaríamos ter contribuído para que os educadores, os pais e os familiares tomassem consciência do valor e do contributo das histórias para o desenvolvimento integral da criança. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2489 Y1 - 2017 PB - No publisher defined