TY: THES T1 - Escola e Direitos Humanos: O Contributo da Leitura e da Escrita para a promoção dos Direitos Humanos A1 - Silva, Ana Sofia Martins N2 - O presente relatório de investigação foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico, sob orientação do Doutor Luís Miguel Prata Alves Gomes, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. O principal objetivo do presente relatório de investigação é percepcionar de que forma é possível, em contexto educativo, em concreto, no Sexto ano do Segundo Ciclo do Ensino Básico, proporcionar o debate em Direitos Humanos, utilizando, para tal, as ferramentas e mais valias da Leitura e da Escrita. Assim sendo, numa primeira abordagem teórica, referimos a evolução histórica e objetivos dos Direitos Humanos. Depois, abordamos a importância da promoção e debate em Direitos Humanos, focado no contexto educativo, exemplificando com projetos ligados à educação cujo objetivo se prende com os Direitos Humanos. Na sua continuação e com vista à concretização do objetivo primordial deste relatório de investigação, consideramos pertinente articular o tema dos Direitos Humanos com a leitura e com a escrita, tentando percepcionar de que forma estas ferramentas podem contribuir para a promoção dos Direitos Humanos. Em articulação com a parte teórica apresentada e como forma de percepcionar a relação Escola e Direitos Humanos, procedemos à implementação da exposição ?Ler e escrever com Anne Frank? disponibilizada pela Anne Frank House em quatro turmas do Sexto ano do Segundo Ciclo do Ensino Básico, concretamente, noventa e cinco estudantes, na Escola Básica e Secundária de Campo cujo objetivo foi percepcionar de que forma esta exposição possibilitou o debate na índole dos Direitos Humanos, aludindo, não obstante, para as mais valias da leitura e da escrita. UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2490 Y1 - 2017 PB - No publisher defined