TY: THES T1 - ?Eu estou aqui, sabias?? Promoção da participação das crianças na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico A1 - Borges, Carina Moreira Santos N2 - O presente relatório de estágio surge integrado na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A principal intencionalidade é compreender quais as metodologias de intervenção educativa que promovem a participação e a iniciativa das crianças na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A participação e os seus efeitos são tão importantes e fundamentais para o desenvolvimento infantil que, neste relatório de estágio, procurou-se compreender como os profissionais devem atuar e que expectativas e motivações as crianças têm das atividades. O Ministério da Educação procura promover orientações que reúnam as diretrizes contempladas na Convenção dos Direitos da Criança, no entanto é o profissional que deve realmente incluir isso na sua prática metodológica, adequando-a ainda ao seu grupo de crianças. Após uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, que está exposta no enquadramento teórico, procurou-se recolher informações através de observação participante, atividades, questionários e entrevistas à educadora e professores cooperantes, a outros profissionais de educação e alunos. Nos questionários e entrevistas aos docentes procurou-se saber o que estes entendiam por participação e que significado davam à mesma nas suas metodologias. Quanto às crianças, procurou-se saber o que entendiam por participação, se gostavam de participar, quando o faziam e como preferiam fazer os seus trabalhos. O contexto de observação foi o mesmo em ambas as valências, uma vez que estava incluído na Prática de Ensino Supervisionada, como já foi referido anteriormente. Os participantes do estudo foram uma turma dos 5 anos de Educação Pré-Escolar e uma turma do 2.º ano do 1.º CEB, ambos com a durabilidade de dois semestres, perfazendo, no final, uma duração de quatro semestres. Dos dados recolhidos, elencam-se muitas vantagens para o desenvolvimento infantil, bem como a possibilidade e facilidade que existe para que os profissionais de educação incluam, no seu trabalho, metodologias que promovam a participação e a iniciativa das crianças UR - http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2499 Y1 - 2017 PB - No publisher defined